1. A religião é uma instituição social e exerce grande influência na vida dos indivíduos. No entanto, o Brasil é um Estado laico. Dessa forma:
O proselitismo religioso é permitido por lei.
Não há uma religião oficial no Brasil, isto é, há uma separação entre Estado e religião.
A laicidade prevê que o indivíduo seja capaz de escolher aquela religião que melhor atender a suas dificuldades.
O Estado laico impede que o ensino religioso seja ministrado nas escolas públicas.
Já que o Brasil é um Estado laico, a lei prevê que o ensino religioso deve ser ofertado na escola pública apenas se houver interesse da comunidade escolar, a partir de consulta pública.
Respostas
Não há uma religião oficial no Brasil, isto é, há uma separação entre Estado e religião.
A A Constituição Federal, no artigo 5º, VI afirma ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, ou seja, ela assegura o livre exercício dos cultos religiosos.
Vemos que a religião atua como a cultura religiosa, tendo como pilar um Deus, e, assim a partir de suas doutrinas, ela não pretende esclarecer o mistério do homem e sim, quer aprofundar e confirmar esse mistério.
Já a cultura, nasce com base nos costumes passados, bem como valores, entendimentos de um determinado grupo que são levados através do tempo, não necessariamente como um Deus absoluto.
Resposta:
Explicação:
A escola não pode impor a leitura da Bíblia, pois isso viola o princípio da liberdade religiosa, expresso no artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal, bem como contraria o artigo 210, § 1º da CF, o qual estabelece que “o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental”.