A charge, como gênero textual que visa à crítica social, a partir do humor, utiliza diversas estratégias para atingir esse objetivo. Para esse fim, no texto de Adão Iturrusgarai, percebe-se, sobretudo, que: Escolha uma: a. A ambiguidade do termo "fora" explicita as intenções críticas a serem exploradas na charge analisada. b. A quebra de expectativa presente na charge é o recurso essencial que traz humor ao texto em questão. c. A polissemia da palavra "sistema" é fundamental para compreender o tom satírico empregado pelo chargista. d. O emprego de linguagem informal na fala do homem de terno é incondizente com a situação comunicativa apresentada e. O uso de primeira pessoa do plural em um dos cartazes indica uma ideia de coletividade que é criticada pela charge.
Respostas
Resposta:
( c ) A polissemia da palavra “sistema” é fundamental para compreender o tom satírico empregado pelo chargista.
A charge apresentada, para atingir o objetivo de realizar uma crítica social através do humor, conta com a polissemia da palavra "sistema", que é fundamental para compreender o tom satírico empregado pelo chargista. Por este motivo, a alternativa correta é a letra C.
O que é a charge?
A charge é um gênero textual que faz parte de um grupo onde há também as tirinhas, as histórias em quadrinho, etc. Ela tem como principal objetivo fazer o leitor refletir acerca de alguma coisa da realidade, ou seja, faz uma crítica social. Para tornar o assunto mais leve, utiliza o humor.
Na charge em questão, o humor pode ser percebido pela polissemia da palavra "sistema", que faz com que o leitor tenha que interpretar o sentido correto.
Veja mais sobre charge e crítica social:
https://brainly.com.br/tarefa/46945322