está previsto nos artigos 1.179 a 1195 do novo código Civil brasileiro a obrigatoriedade da escrituração contábil nas sociedades empresariais ,obrigadas a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado, ou não, com base na escrituração uniforme de seu livros em documentação hábeis e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico, qual do livro dr contabel deverá conter todos os registros contábeis, organizada por conta e cronologicamente
Respostas
O livro diário é uma forma de escrituração contábil, obrigatória por lei, responsável por registrar cronologicamente em dia, mês e ano todos os fatos contábeis da empresa, ou seja, todos os registros que afetam o patrimônio da entidade.
A escrituração deste livro pode contar com a ajuda de livros auxiliares, como os livros razão, além de poderem ser tidas como manualmente escritas ou digitalizadas e terem periodicidade mensal ou diária. O mais importante nisto, é respeitar as regulamentações e realizar o registro de todas as ações contábeis sem falhas.
Espero ter ajudado !
Resposta:
O principal controle fiscal de atividades de comércio é o Livro de Registros de Apuração do ICMS.
Sua inserção no SPED FISCAL IPI/ICMS tornou-o completo, pois engloba em seus arquivos outros registros de controle da mercadoria e da natureza de sua tributação.
Check list do que não pode faltar:
1) A entrada da mercadoria, direitos de créditos de ICMS - a compra de mercadoria, valor do imposto recuperável.
2) A saída da mercadoria - registrará a saída da mercadoria e seu débito de imposto.
3) Apuração do imposto -
(a) Se o valor do imposto recuperável, dado pelo valor da entrada da mercadoria, for menor que o valor debitado pela saída da mercadoria, teremos então um valor a recolher de ICMS aos cofres públicos;
(b) Caso contrário, a empresa credita-se deste valor fazendo jus a um direito creditório perante ao órgão governamental responsável por esse imposto.
Explicação: