• Matéria: Matemática
  • Autor: kallyos
  • Perguntado 7 anos atrás

16. (ENEM 2018)Um jogo pedagógico utiliza-se de uma
interface algebrico-geométrica do seguinte modo: os
alunos devem eliminar os pontos do plano cartesiano
dando "tiros", seguindo trajetorias que devem passar
pelos pontos escolhidos. Para dar os tiros, o aluno deve
escrever em uma janela do programa a equação
cartesiana de uma reta ou de uma circunferència que
passa pelos pontos e pela origem do sistema de
coordenadas. Se o tiro for dado por meio da equação da​

Respostas

respondido por: silvageeh
854

A equação que forneceria a maior pontuação é a da circunferência (x - 2)² + (y - 2)² = 8

Completando a questão:

Se o tiro for dado por meio da equação da circunferência, cada ponto diferente da origem que for atingido vale 2 pontos. Se o tiro for dado por meio da equação de uma reta, cada ponto diferente da origem que for atingido vale 1 ponto. Em uma situação de jogo, ainda restam os seguintes pontos para serem eliminados: A(0,4), B(4,4), C(4,0), D(2,2) e E(0,2).

Passando pelo ponto A, qual equação forneceria a maior pontuação?

a) x = 0

b) y = 0

c) x² + y² = 16

d) x² + (y - 2)² = 4

e) (x - 2)² + (y - 2)² = 8.

Solução

Vamos analisar cada situação.

a) A reta x = 0 passa pelos pontos A e E. Sendo assim, temos 2 pontos.

b) A reta y = 0 não passa pelo ponto A.

c) A circunferência x² + y² = 16 passa pelos pontos A e C. Logo, temos um total de 4 pontos.

d) A circunferência x² + (y - 2)² = 4 passa pelos pontos A e D. Logo, temos um total de 4 pontos.

e) A circunferência (x - 2)² + (y - 2)² = 8 passa pelos pontos A, B e C. Portanto, temos um total de 6 pontos.

Assim, podemos concluir que a equação que forneceria a maior pontuação é a da circunferência (x - 2)² + (y - 2)² = 8.

Anexos:
respondido por: scrimin147
170

Resposta:

letra E

Explicação passo-a-passo:

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