A profissão do psicólogo no Brasil teve início com a criação das faculdades de medicina do Rio de Janeiro e da Bahia em 1833 e até o final do século XIX, não havia nenhuma sistematização ou institucionalização do conhecimento psicológico. A psicologia não era incipiente. As associações profissionais e de pesquisa não foram identificados o que existia eram pessoas interessadas, curiosos dos temas e questões psicológicas, portanto, não havia a profissão de psicologia no Brasil durante o século XIX. Sendo este período denominado pré-profissional. A psicologia foi iniciada como ciência há cerca de 100 anos, sendo a sua regulamentação, como profissão no Brasil, somente em 27 de agosto de 1962 perante a Lei nº 4.119, que dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Com a vinda do golpe militar de 1964 e com a instalação de seu regime repressivo, a perspectiva da psicologia e as suas conquistas foram reprimidas. Considerando o texto, e de acordo com Soares (2010) sobre os principais destaques da Psicologia no Brasil, avalie as afirmativas a seguir. I. A criação das Faculdades de Medicina, nas Universidades do Rio de Janeiro e Bahia, transformou em uma fonte de estudos psicológicos no Brasil, predominantemente em neuropsiquiatria, Psicofisiologia e Neurologia. II. Em 1922, criou-se a Liga Brasileira de Higiene Mental, promovendo o interesse pela pesquisa em Psicologia Aplicada com referência às “Jornadas Brasileiras de Psicologia”. III. O primeiro Código de Ética dos psicólogos foi criado através da Resolução nº8, de 02 de fevereiro de 1974, do Conselho Federal de Psicologia. IV. Em 1946, o Decreto Lei 9.092, expedido pelo Ministério da Educação e Saúde, amplia o regime didático das Faculdades de Filosofia, eliminando a obrigatoriedade na área de Psicologia Aplicada à Educação. Agora, assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A primeira alternativa: I
Resposta:
Explicação:
Olá, amigo(a)!
De todas as alternativas da questão, a única incorreta é a afirmativa III. Vamos entender o porquê:
O primeiro código de ética que orientou a profissão dos psicólogos no Brasil foi datado de 1967 e não de 1974. Segundo a Resolução CFP 008/1975, esse código inicial organizava e regulamentava de ofício as atividades do Psicólogo.
Já em 1975, um novo Código de ética foi aprovado pela Associação Brasileira de Psicologia, recebendo algumas alterações. Em 1979, foi ublicada a resolução CFP 029/1979, que revogava aquela de 1975 e estabelecia um novo Código de Ética dos Psicólogos.
Houve ainda um terceiro código, publicado em 1987 na Resolução CFP 002/1987. A última alteração foi publicada em 2005 com a Resolução CFP 010/2005).
Assim, a resposta correta é a letra C.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!