a regra do octeto é empregada pelos quimicos para prever se um átomo tem a eletrosfera estável ou não. o que diz essa regra e como ela possibilita fazer a previsão?
Respostas
A Regra do Octeto propõe que átomos tendem a se estabilizar com 8 elétrons na camada de valência (CV), isto é, em seu nível eletrônico mais externo.
Ex. -> A partir da distribuição eletrônica do oxigênio, percebemos que os átomos desse elemento têm seis elétrons na última camada (o segundo nível), pois 2 + 4 = 6. Dessa forma, para ficar estável, ele deve ganhar dois elétrons, ficando com oito na CV.
Ex. -> A partir da distribuição eletrônica do flúor, percebemos que os átomos desse elemento têm sete elétrons na última camada (o segundo nível), pois 2 + 5 = 7. Dessa forma, para ficar estável, ele deve ganhar um elétron, ficando com oito na CV.
Ex. -> A partir da distribuição eletrônica do sódio, percebemos que os átomos desse elemento têm um elétron na última camada (o terceiro nível). Dessa forma, para ficar estável, ele deve perder um elétron, uma vez que seu segundo nível, o qual já tem 8 elétrons, passará a ser o último.
Ex. -> A partir da distribuição eletrônica do magnésio, percebemos que os átomos desse elemento têm dois elétron na última camada (o terceiro nível). Dessa forma, para ficar estável, ele deve perder dois elétrons, uma vez que seu segundo nível, o qual já tem 8 elétrons, passará a ser o último.
Ex. -> A partir da distribuição eletrônica do enxofre, percebemos que os átomos desse elemento têm seis elétrons na última camada (o terceiro nível), pois 2 + 4 = 6. Dessa forma, para ficar estável, ele deve ganhar dois elétrons, ficando com oito na CV.
Ex. -> A partir da distribuição eletrônica do argônio, percebemos que os átomos desse elemento já tem oito elétrons na última camada (o terceiro nível), pois 2 + 6 = 8. Dessa forma, eles são naturalmente estáveis.
OBS: A regra do octeto explica a estabilidade de muitas espécies espécies, porém também apresenta diversas exceções.
Resposta: A regra diz que todo elemento precisa ter 8 eletrons, então se tivermos um elemento com 7 elétrons, precisamos dar mais 1 pra ele, devendo ser tirado da família G1 da tabela periódica.
Se um elemento tiver 6 elétrons, precisamos junta lo com algum da família G2, e assim por diante.
A regra não vale para o H, pois ele se enquadra na regra do dueto
Espero ter ajudado