Respostas
Resposta:
Ninguém comprometido com o pensamento acerca da história e com a política pode permanecer alheio ao enorme papel que a violência sempre desempenhou” (H. Arendt, On Violence).
Resposta:
Explicação:
O Estado surge como uma forma de garantir aos indivíduos condições sucifientes para que se desenvolvam individual e socialmente; em contrapartida, os indivíduos devem dispor (abrir mão) de parte da própria liberdade e se sujeitar à vontade soberana do Estado, que, em teoria, visa o bem comum.
Desta forma, a legitimidade de que o Estado goza enquanto soberano só se mantém se o mesmo cumpre com a garantia do bem comum, dentre as quais está a segurança. Quando falamos em violência estamos falando de uma série de problemas estruturais e sociais de um Estado, inclusive de problemas de segurança para o indivíduos que pertencem a tal Estado.
Se existe violência signfica que, devido aos problemas que lhe dão causa, o Estado está de alguma forma falhando para com os indivíduos e pertendo credibilidade para com os mesmos, ou seja, legitimidade.
Pense no Brasil, qual a sensação que você sente quando falamos de violência nas grandes capitais? Impunidade. Ou seja, no fundo, sentimos que o Estado não está fazendo o que deveria, está falhando com os cidadão que não cometem atos de violência e cumprem com a própria parte do "acordo", se sujeitando às leis estatais. Essa sensação nos leva a ver as ações do Estado, como, por exemplo, impostos, como ações ilegítimas. "Estou pagando meus impostos e a violência ainda existe".