A Organização Racional do Trabalho (ORT) foi um conjunto de instrumentos e análises desenvolvido por Frederick Taylor, que, posteriormente, foi denominado de Teoria Científica da Administração. Considerando a ORT, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O estudo de tempo e movimentos consiste, sobretudo, na decomposição das tarefas e operações, a fim de constituir uma série ordenada composta por movimentos simples.
( ) O estudo da fadiga visa identificar as causas de absenteísmo, a fim de melhorar a qualidade de vida no trabalho.
( ) A especialização do operário está relacionada com proporcionar cursos para que eles desenvolvam conhecimentos mais completos sobre o trabalho desenvolvido.
( ) A padronização objetiva criar movimentos comuns baseados na eficiência que eles podem proporcionar ao processo produtivo.
( ) Supervisão funcional é a criação de vários supervisores com os quais os operários devem se relacionar.
Respostas
Resposta:
V - F - F - V - F
Explicação:
1º F - não existia interesse de qualidade de vida do operário.
2º F - não era para conhecimento do operário e sim para aprimorar a mão de obra
3º F - Era um supervisor por área e os operários podiam falar apenas com o seu supervisor
Com referência à teoria da administração científica de Taylor, podemos dizer que as afirmações são as seguintes:
V-F-F-V-F
Princípios da Teoria da Administração Científica de Taylor
A grande contribuição de Taylor foi ter proposto desenvolver uma ciência do trabalho e uma Administração Científica, ele define quatro princípios precisos que devem ser seguidos para administrar uma empresa para aumentar a produção e minimizar custos. Estes são:
- Princípio do Planeamento: Consiste em substituir o critério individual do operador, a improvisação e a ação empírico-prática no trabalho por métodos baseados em procedimentos científicos. Ou seja, substituir a improvisação pela ciência, pelo planeamento do método.
- Princípio da preparação. Este princípio visa localizar o trabalhador mais adequado para cada tipo de trabalho. Para isso, deve-se considerar as capacidades do trabalhador e proporcionar condições básicas de bem-estar no trabalho.
- Princípio de controle: este princípio baseia-se na supervisão do trabalho para certificar que sê executado segundo os padrões estabelecidos e conforme o plano planeado.
- Princípio de execução: consiste em distribuir as tarefas e responsabilidades aos trabalhadores de forma eficiente e correta para que a execução do trabalho seja disciplinada.
Saiba mais sobre Princípios da Teoria da Administração Científica de Taylor em: https://brainly.com.br/tarefa/37131793
#SPJ2