Respostas
Resposta:
A população brasileira começou a se formar há mais de cinco séculos.
A maioria dos portugueses que vinham para o Brasil era formada por homens. Muitos tinham filhos com mulheres indígenas, iniciando, assim, o processo de miscigenação da população brasileira.
Durante a colonização portuguesa, milhões de homens e mulheres africanos foram escravizados e trazidos para trabalhar no Brasil. Inicialmente trabalharam nas lavouras de cana-de-açúcar e na fabricação de açúcar do Nordeste; depois, na extração de ouro e pedras preciosas em Minas Gerais e Goiás.
Quando o Brasil se tornou independente de Portugal, muitos africanos escravizados trabalharam nas lavouras de café do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A presença do negro no território brasileiro está associada às áreas ocupadas durante o longo período colonial. Por isso, até hoje a maior concentração de população negra ocorre nos estados do Nordeste e do Sudeste.
O oceano Atlântico, que separa o Brasil do continente africano, era constantemente cruzado por navios negreiros, embarcações com grandes porões nos quais as pessoas escravizadas eram transportadas.
A migração de africanos para o Brasil foi, portanto, uma migração forçada. Eles compuseram um importante grupo de formação do povo brasileiro.
↔ Dúvidas? Comente!
Bons Estudos!!!