ELABORE UMA LINHA DO TEMPO DE FORMA QUE SINALIZE TEMPORALMENTE AS CHAMADAS DE TRÊS ONDAS QUE CONSTITUEM A TCC
Respostas
Resposta:
1ª Onda:
A primeira onda, ocorrida nos anos 50, caracteriza-se como a terapia comportamental clássica e a modificação do comportamento. A psicoterapia comportamental nessa época, seguia as bases do modelo pavloviano, com técnicas de exposição à estímulos e dessensibilização sistemática (controle respondente, basicamente), por exemplo.
2ª Onda
A segunda onda se caracteriza pela revolução cognitivista que marcou os anos 60. Há uma abordagem mais racionalista, onde se elucida a reestruturação cognitiva (crenças) e a terapia cognitivo-comportamental se torna forte, sobre um paradigma mediacional. A terapia racionalista foi proposta por Beck e Ellis. O paradigma dessa terapia é o seguinte:
A -> B -> C, sendo
A = Ambiente
B = Crenças
C = Comportamentos, sentimentos, etc.
Segundo eles, o modo como o ser humano pensa é que determina como ele se comporta. E, entretanto, a terapia cognitivo-comportamental, assim como a terapia comportamental pura, procura ser uma teoria científica.
3ª Onda
A terceira onda são as chamadas terapias contextualistas. Isso implica que a terapia depende de contextos. Entre elas destacam-se a ACT, a FAP e a DBT:
1) ACT: Terapia de Aceitação e Compromisso (proposta por Hayes - Teoria dos Quadros Relacionais).
2) FAP: Psicoterapia Analítica Funcional (proposta por Kohlenberg e Tsai).
3) DBT (Terapia Comportamental Dialética, proposta por Marsha Linehan).
Explicação: