• Matéria: Biologia
  • Autor: ambonilhaneto
  • Perguntado 9 anos atrás

(ENEM) Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?

Respostas

respondido por: gabrielfolhinha
1
Gregor Mendel (1822-1884) estabeleceu as leis básicas sobre hereditariedade estudando a ervilha Pisum sativum. Ele escolheu esta espécie por ser de fácil cultivo, por apresentar características bem marcantes e contrastantes, produzir  grandes números de descendentes e, além disso, suas flores são monóicas (bissexuais) e reproduzem predominantemente por autofecundação possuindo, desta forma, linhagens puras.  
Ele achou que algum fator era responsável pela característica da semente. Sendo assim, ele resolveu cruzar as plantas puras usando a parte masculina de uma planta com sementes amarelas e a feminina com as de sementes verdes.
Perguntas similares