• Matéria: Biologia
  • Autor: leninga
  • Perguntado 9 anos atrás

(UENP - adaptada) Leia o texto. A presença de hospedeiros intermediários suscetíveis do Schistossoma mansoni permitiu a instalação dessa espécie no território brasileiro. “[...] Os focos primitivos da doença se instalaram na região canavieira do Nordeste e, com os movimentos migratórios que ocorreram em vários momentos da história econômica do país (ciclo do ouro e dos diamantes, ciclos da borracha, ciclo do café, industrialização, etc.), a doença se expandiu para outras regiões” (NEVES, D. P. Parasitologia humana. 11. ed. Rio de Janeiro: Atheneu Editora, 2011. p. 194.).
Com relação à doença citada, pode-se afirmar que Escolha uma:
a. a profilaxia faz-se por medidas de saneamento básico, bem como tratamento de todos os doentes infectados pelo aschelminto.
b. é causada por um aschelminto, que se instala no intestino após a penetração de larvas na pele humana.
c. no ciclo, o homem é o hospedeiro intermediário e o Biomphalaria é o hospedeiro definitivo.
d. a contaminação no homem acontece unicamente pela ingestão de larvas que se instalam no sistema porta-hepático, provocando tosse e diarreia na fase aguda da doença.
e. no ciclo desse plathelminto existem larvas, os miracídios e as cercárias, que dependem de um molusco, o Biomphalaria, para continuar o ciclo.

Respostas

respondido por: Abing
3
. no ciclo desse plathelminto existem larvas, os miracídios e as cercárias, que dependem de um molusco, o Biomphalaria, para continuar o ciclo.
Perguntas similares