)
“A nação tem sido uma companheira inseparável da história europeia moderna. Não é difícil ironizar o registro do 'nacionalismo' no passado e no presente, criticar seu papel e, nesse processo, atribuir notas boas ou más a diferentes grupos, personalidades ou mesmo ações.”
Leia atentamente a passagem acima. Qual das alternativas sintetiza de forma correta o argumento do autor sobre o nacionalismo?
Alternativas:
a)
Hroch defende a atemporalidade da ideia de nação, fruto dos feitos passados de um povo.
b)
Sua tese explora a relação entre nação e estado na modernidade, lendo o nacionalismo como decorrência da militarização dos estados modernos.
c)
O autor se esforça por separar o estudo do nacionalismo das paixões nacionais – logo a importância de uma leitura livre de juízos sobre diferentes personalidades, grupos e ações.
d)
O autor vê a história dos nacionalismos, seu passado e seu presente como irônica.
e)
Hroch reproduz as considerações de Renan sobre a nacionalidade, lendo na nação a alma de um povo.
2)
A eclosão dos nacionalismos modernos é geralmente entendida a partir do legado da Revolução Francesa e da pressão exercida pelos signatários do Congresso de Viena. Vários movimentos, baseados em diferentes territórios, se organizam em torno de reivindicações de autonomia e soberania frente às autoridades estrangeiras.
A ideia de nação e o nacionalismo como movimento organizado amadurecem entre 1815 e 1848. É possível creditar esse amadurecimento à:
Alternativas:
a)
Sequência de enfrentamentos entre conservadores e liberais, e à gradual diversificação da oposição às monarquias e à Igreja.
b)
Violenta repressão aos movimentos anarquistas.
c)
Discussão esclarecida pelos ultrarrealistas, que progressivamente se converteram nos primeiros nacionalistas.
d)
Forte presença inglesa no continente europeu, que incomodava profundamente os nacionalistas.
e)
Tensão entre a Igreja e os movimentos populares.
3)
“Não há dúvida alguma de que o (1) foi, em grande medida, parte do processo de formação dos (2) modernos, que exigiu uma forma de legitimação diferente da do Estado tradicional teocrático ou dinástico. A ideia original do nacionalismo era a criação de (2) maiores, e me parece que essa função unificadora e de expansão foi muito importante.”
Leia cuidadosamente a passagem acima e escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:
Alternativas:
a)
(1) nacionalismo; (2) reinos.
b)
(1) socialismo; (2) movimentos.
c)
(1) liberalismo; (2) reinos.
d)
(1) liberalismo; (2) Estados.
e)
(1) nacionalismo; (2) Estados.
4)
A unificação da Alemanha é um processo histórico de grande importância na segunda metade do século XIX. Um de seus principais resultados é a reorganização do mapa europeu, com tensões e conflitos estabelecidos em torno da nova potência. Afinal, a presença de uma Alemanha unificada no centro do continente configura uma realidade geopolítica muito diversa da apresentada pela existência da Confederação Germânica.
Dentre as dezenas de Estados que compunham a Confederação Germânica, dois se destacavam por sua extensão e influência, e a tensão entre eles marca o processo de unificação. Esses dois Estados são:
Alternativas:
a)
Saxônia e Dinamarca.
b)
França e Áustria.
c)
Áustria e Rússia.
d)
Prússia e Áustria.
e)
Prússia e França.
respostas
1 c
2 a
3 e
4 d
Respostas
1 – c) O autor se esforça por separar o estudo do nacionalismo das paixões nacionais – logo a importância de uma leitura livre de juízos sobre diferentes personalidades, grupos e ações.
De acordo com o autor, o nacionalismo envolve os estudos das paixões nacionais, visto que é de fundamental importância um leitura sem juízos.
2 – a) Sequência de enfrentamentos entre conservadores e liberais, e à gradual diversificação da oposição às monarquias e à Igreja.
O amadurecimento é creditado à uma sequência de enfrentamentos referentes a conservadores e liberais.
3 – e) (1) nacionalismo; (2) Estados.
O nacionalismo foi uma parte do processo de formação dos Estados modernos, que exigiu uma forma de legitimação diversa do Estado tradicional teocrático ou dinástico.
4 – d) Prússia e Áustria.
A Prússia e Áustria são estados que compuseram a Confederação Germânica e se destacam pela extensão e influência.
Bons estudos!