Très grandezas fisicas, capacidade calorifica ((
calor específico (d, e calor de transformacão (L), conceitualmente explicam os fenomenos relacionados
corpo (ou material) ao receber ou ceder calor.
MYSTATI
TITIPAN
Considere as asserções:
T
ETTE
TISTE
1. C mede quantidade de calor que cabe em um corpo.
D
PORTUGALS
1. Crelaciona a quantidade de calor ca variação da temperatura que ela produz num corpo.
III. Se fornecermos uma mesma quantidade de calor a dois corpos de mesma massa, aquele que tiver maior csofrera maior variação de temperatura.
IV. Ce definido como a capacidade calorífica por unidade de massa
V. L, a quantidade de calor por unidade de massa, transferida durante a mudança de estado não produz variação de temperatura.
Dessas assercoes são corretas somente:
DR242
o em ê o ano
sar
Respostas
Se considerarmos dois corpos com mesma massa, porém feitos de materiais diferentes, como cobre e borracha, percebemos que para a mesma quantidade de energia fornecida aos corpos ambos sofrerão variações de temperaturas diferentes.
Capacidade térmica é uma grandeza física utilizada para definir a quantidade de calor que um corpo deve receber, ou ceder, para que a sua temperatura varie em 1,0 ºC ou 1,0 K.
Espero ter ajudado.
Resposta: II, IV e V
Explicação:
capacidade calorífica: grandeza física que determina a relação entre a quantidade de calor fornecida a um corpo e a variação de temperatura observada nele.
Calor específico: quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1 oC. Essa grandeza é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.
Calor de transformação: constante de proporcionalidade é chamada calor latente de mudança de fase e se refere à quantidade de calor que 1 g da substância calculada necessita para mudar de uma fase para outra.