• Matéria: Filosofia
  • Autor: carolinaccustodio
  • Perguntado 7 anos atrás

No texto base, Unidade 4, pág, 14. Encontramos a seguinte afirmação “Em um sentido geral, espírito é uma atividade da consciência que se manifesta no tempo e se expressa em três momentos distintos, não possuindo nenhuma relação com fenômeno religioso: Espírito subjetivo: é o espírito individual, ainda encerrado na sua subjetividade (como ser de emoção, desejo, imaginação, etc.). Espírito Objetivo: opõe-se ao espírito subjetivo; como tal, é o espírito exterior à consciência individual como expressão da vontade coletiva por meio da moral, do direito, da política. O espírito objetivo realiza-se naquilo que se chama mundo da cultura. Espírito Absoluto: ao superar o espírito objetivo, realiza a síntese final em que o espírito, terminando o seu trabalho, compreende-o como realização sua. A mais alta manifestação do espírito absoluto é a filosofia, saber de todos os saberes, quando o espírito atinge a absoluta autoconsciência”.

Pode-se reconhecer neste trecho a tese, antítese e síntese que representam a celebre:

Escolha uma:
a. A Dialética hegeliana.
b. O método platônico.
c. O empirismo inglês
d. A teoria das ideias.
e. O racionalismo cartesiano.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
6

É correta a alternativa A.

Para Hegel, a dialética se manifestava de modo a caminhar sempre em direção ao Espírito Absoluto (o que, em termos sociais, representaria o fim da história humana, que se desenrolaria sempre em uma única direção e de um único modo), de modo que toda a realidade era, em última instância, racionalizável.

Esta concepção particular da Dialética marcou a sua filosofia, que foi uma das mais influentes no Século XIX, e marcou um desenvolvimento específico das teorias de Kant (que serviu de inspiração para Hegel) sobre o mundo.

Perguntas similares