Ao realizar a avaliação de uma criança com atraso no desenvolvimento psicomotor ou na aprendizagem, muitas vezes, não encontramos componentes neurológicos ou orgânicos que o justifique. Diante disso, entendemos que algo psíquico pode estar criando obstáculos para o psicomotor e o cognitivo.
LOPES, Mara Cecília Rafael; MIRANDA, Maria Gorethe de Vasconcelos. Desenvolvimento Psicomotor na Infância. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Ponderando sobre o papel da escola neste contexto, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
É importante que a escola mantenha o furor de ensinar tudo e o tempo todo, independente da qualidade.
Alternativa 2:
Não cabe a escola olhar para além das dificuldades do aluno, preocupando-se com a agitação, agressividade, entre tantas outras características.
Alternativa 3:
Não cabe a escola retirar a criança do lugar vazio ou depreciado que ela tem em seu meio familiar, mas sim oferecer apenas o conteúdo programático.
Alternativa 4:
A Educação Psicanalítica propõe que a escola tenha conhecimentos teóricos para estar resolvendo todas as situações conflituosas que a criança apresenta.
Respostas
respondido por:
32
Resposta:
Alternativa 5:
Explicação:
Conforme as aulas e a página 24 do livro, o texto diz o seguinte:
O ato educativo pode ser terapêutico a partir do momento que possibilita ao sujeito um lugar no mundo, respeitando-o e não o adestrando.
Mesmo que aqui não tenha sido colocada a última alternativa, que no caso é a 5, destaco que a resposta correta advém, dela, ou seja, é a que coloquei no início, sendo assim, alternativa 5.
Espero ter ajudado!
respondido por:
20
Resposta:
nº 5: O ato educativo pode ser terapêutico a partir do momento que possibilita ao sujeito um lugar no mundo, respeitando-o e não o adestrando.
Explicação: pagina 23/24
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás