• Matéria: História
  • Autor: DFDR
  • Perguntado 7 anos atrás

“O termo gentrificação surgiu na década de 1960, em Londres, e advém da expressão inglesa gentry, que representa as pessoas ricas ligadas à nobreza. O termo, cunhado pela socióloga Ruth Glass, surgiu de suas observações das dinâmicas populacionais na capital inglesa. Naquela época, pessoas de classes mais abastadas passaram a migrar para bairros que antes eram predominantemente habitados pela classe trabalhadora mais pobre.

O processo fez com que os custos de se viver nesses locais aumentassem consideravelmente. Logo, com o incremento dos preços de moradias e do custo de vida, essa população acabou indiretamente sendo expulsa dessas regiões. A mudança, além disso, trouxe consigo uma série de transformações na própria estrutura desses bairros, que perderam seu caráter anterior.

Se por um lado os processos de gentrificação se relacionam com a conservação e revitalização de áreas pouco valorizadas, uma visão crítica deve levar em consideração as consequências da especulação imobiliária e inflação nos preços de imóveis e serviços. Possíveis consequências são a descaracterização dos bairros e perda de identidade local, além do afastamento das comunidades de baixa renda.”



Refletindo sobre o processo de gentrificação e os conceitos do desenvolvimento sustentável é possível afirmar que:

I - A expulsão de moradores de certas localidades reflete a priorização das dimensões sociais e econômicas sobre a ambiental.

II - É possível identificar o desrespeito às três dimensões da sustentabilidade no processo de gentrificação.

III - O Minha Casa Minha Vida é parte da política habitacional do governo federal que visa amenizar os efeitos do processo de gentrificação.

IV - O deslocamento de uma parcela da população devido ao processo de encarecimento dos centros urbanos é reflexo do desrespeito à dimensão econômica do tripé da sustentabilidade.

É correto o que se afirma em:
a.

I, II e III, apenas
b.

III e IV, apenas.
c.

II, III e IV, apenas.
d.

I e II, apenas.
e.

I, apenas.

Respostas

respondido por: makmorales
11

Alternativa 5; apenas a afirmação I é correta, visto que a expulsão de moradores de certas localidades acaba por demonstrar a priorização das dimensões sociais e econômicas sobre a dimensão ambiental.

A gentrificação baseia-se no avanço das populações mais ricas em direção a outras áreas, o que resulta numa gradual expulsão das populações mais pobres de suas regiões originárias.

Abraços!

respondido por: brunissimobraga
1

Resposta:

I e II, apenas.

Explicação:

Perguntas similares