Entre 1959 e 1961, foi assinado o Tratado da Antártica que trouxe uma meta principal de evitar os danos ambientais e tornar a Antártica protegida de interesses exploratórios, além desta meta principal outras metas foram estipuladas. Analise as alternativas abaixo: O Tratado da Antártica defende que é o continente é um patrimônio da humanidade Iniciou uma guerra entre nações pelo domínio do território Proíbe o desenvolvimento de projetos de pesquisas e exploração científica na região. Julgue as alternativas Corretas:
A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas II e III
E
Todas estão corretas
Respostas
Resposta:
letra A
Explicação:
A partir do tratado, os países que desenvolviam atividades na Antártica se comprometeram a dialogar sobre formas não violentas de uso do continente, com o propósito de preservá-lo ao não permitir que se tornasse objeto de discórdia internacional.
Os artigos desse tratado, de maneira direta e indireta, buscavam reduzir os temores provocados pela Guerra Fria, pois indicavam que:
· o “continente gelado” só poderia ser utilizado para propósitos pacíficos, proibindo atividades militares, como o estabelecimento de bases militares ou testes com armamentos;
· na Antártida dever-se-ia promover a cooperação científica internacional, incluindo a troca de informações sobre pesquisas e pessoal, exigindo-se que todos os resultados fossem disponibilizados livremente;
· naquele continente seriam proibidas novas reivindicações territoriais, explosões nucleares e eliminação de dejetos radioativos. Tais deliberações, por si só, já indicavam os temores vivenciados pelas nações do mundo em relação à Guerra Fria.