Respostas
Resposta:
O trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida
Explicação:
Trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida, de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos, como regra geral. Quando realizado na condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos. Se for trabalho noturno, perigoso, insalubre ou atividades da lista TIP (piores formas de trabalho infantil), a proibição se estende aos 18 anos incompletos.
Assim, a proibição do trabalho infantil no Brasil varia de acordo com a faixa etária e com o tipo de atividades ou condições em que é exercido.
Confira:
a) até 13 anos – proibição total;
b) entre 14 a 16 anos – Admite-se uma exceção: trabalho na condição de aprendiz;
c) entre 16 e 17 anos – permissão parcial. São proibidas as atividades noturnas, insalubres, perigosas e penosas, nelas incluídas as 93 atividades relacionadas no Decreto n° 6.481/2008 (lista das piores formas de trabalho infantil), haja vista que tais atividades são prejudiciais à formação intelectual, psicológica, social e/ou moral do adolescente.
Resposta:
O trabalho infantil é um problema enfrentado no Brasil e no Mundo. Além de afetar diretamente o desenvolvimento da criança e do adolescente, ele acarreta em inúmeros problemas sociais.
Isso ocorre mais em países que não tem quase nenhuma fiscalização e em países subdesenvolvidos como os latinoamericanos,africanos e asiáticos e isso pode causar graves consequências como:Baixa escolaridade,educação de baixa qualidade,desigualdade social,pobreza extrema e baixa renda.
As consequências do trabalho infantil são:Perda da infância,mão de obra ineficiente e desqualificada,baixo rendimento escolar...Entre outros.
E muitas crianças sofrem todo tipo de abuso nesses tipos de trabalho como:Trágico de drogas,minas é fábricas,agricultura,negócios à margem da sociedade (tráfico de pessoas,indústria pornográfica e prostituição).
Essas crianças tem sua infância e vida tiradas por pessoas cruéis e também por obrigação de querer ajudar a família