• Matéria: História
  • Autor: nilransilva2012
  • Perguntado 7 anos atrás

Ao falar sobre a humanidade e a unidade de povos, em um programa de televisão, o líder político Nelson Mandela, reconhecido mundialmente, foi homenageado.

Assista ao vídeo disponível em: < https://globo play . globo .com /v/7209530/ >. Acesso em: 05 dez. 2018.

A partir desse vídeo de 3 minutos e 49 segundos, faça uma análise crítica, apontando sobre a igualdade de direitos e a correlação de forças.

Respostas

respondido por: thaynnaba
51

A igualdade de direitos muitas vezes é confundida com a noção da igualdade de pessoas.

Isso porque a igualdade de pessoas ela é basante perigosa na medida em que coloca todas as pessoas dentro de um mesmo espectro.

Veja que as pessoas possuem enormes diferenças entre si que devem ser respeitadas.

Assim, as pessoas devem ser consideradas iguais na sua igualdade e diferentes nas suas diferenças o que proporciona maior efetividade de direitos.

espero ter ajudado!


MirianRodrigues10: obrigada por sua ajuda
respondido por: 2maybe
27

Resposta:

A igualdade de direitos é fundamental para manutenção da democracia, possibilitando a todos direito a vida e a segurança. O artigo 5º da Constituição Federal cita "Todos são iguais perante a lei", sem distinção de gênero, sexualidade ou raça/etnia, todos tem os mesmos direitos e obrigações. O artigo 231 também reconhece explicitamente os direitos dos povos indígenas.

Contudo, não é essa a realidade que vivenciamos. Diariamente é necessária lutar contra o preconceito e a busca pelo respeito às diferenças, oportunidades igualitárias e equidade para um futuro de qualidade a todos.

Nelson Mandela estimava a liberdade para que cada indivíduo pudesse contribuir com o seu melhor para a sociedade.

Explicação:

Perguntas similares