A Hora da Estrela
1. No caderno, transcreva do trecho algumas características de Macabéa e Olímpico.
> Considerando a caracterização dos dois, como pode ser interpretada a frase “Eles não sabiam como se passeia”?
2. Transcreva no caderno expressões do texto que revelam os sentimentos de Macabéa por Olímpico.
a) O que essas expressões indicam a respeito da dimensão dos sentimentos da moça?
b) É possível afirmar que Olímpico nutria o mesmo tipo de sentimento pela jovem? Explique.
c) Olímpico é definido pelo narrador como “a primeira espécie de namorado” da vida de Macabéa. O que o uso dessa expressão indica a respeito da relação que existia entre eles?
3. Nos três primeiros encontros dos dois jovens está chovendo. Que sensação a repetição desse fato provoca no leitor?
> Macabéa é caracterizada, ao longo da narrativa, como alguém insignificante, incapaz de qualquer rea ção diante da vida. De que maneira essa característica pode ser percebida no momento em que Olímpico atribui a ela a responsabilidade pela chuva?
4. A ingenuidade de Macabéa é uma de suas características mais marcantes. Como isso fica evidente no último parágrafo?
> Embora tenha a mesma origem, Olímpico não adota a mesma atitude de conformidade diante da vida apresentada por Macabéa. Como a ambição dele é insinuada pelo narrador no último parágrafo?
5. A obra de Clarice Lispector se caracteriza sobretudo pela narrativa intimista, introspectiva, sem preo cupação em tratar explicitamente de questões sociais. Assim, de que maneira a construção de uma protagonista como Macabéa diferencia A hora da estrela de outros textos da autora?
Respostas
1 - Essa frase se relaciona com a questão de Macabéa ser uma moça bastante ingênua e ainda ter um semblante que era levado como bizarro. Como é o caso de quando ela precisa passear se tornava algo totalmente dificultoso.
2 - Os sentimentos de Macabéa pelo Olímpico pode ser encontrada na seguinte a passagem: “Por falar em novidades, a moça um dia viu num botequim um homem tão, tão, tão bonito que — que queria tê-lo em casa. Deveria ser, como — como ter uma grandeesmeralda-esmeralda-esmeralda num estojo aberto. Intocável. Pela aliança viu que ele era casado. Como casar com-com-com um ser que era para-para-para ser visto, gaguejava ela no seu pensamento. Morreria de vergonha de comer na frente dele porque ele era bonito além do possível equilíbrio de uma pessoa.”
2 - A) Podemos perceber que a dimensão dos sentimentos da moça é algo que chega a idolatração, maravilha e fascínio.
2 - B) Não, pois fica bastante óbvio que Olímpico nem sente tanta atração física por ela.
2 - C) Essa frase quer dizer que a protagonista é uma pessoa inocente, virgem e que não teve nenhuma relacionamento amoroso com outra pessoa.
3 - O efeito que causa é que a chuva seria algo negativo, ou seja, esse encontro não seria bom então estava chovendo como um aviso de mal pressagio e que a relação entre eles seria curta.
> Existem duas formas opostas em que essa característica pode ser analisada, a primeira seria que por ser chuva ela traria tristeza e melancolia. Já a segunda seria a vitalidade que existe no ciclo da chuva.
4 - No último paragrafo a inocência dela é representada por "'Metalúrgico e datilógrafa' formavam um casal de classe." O que é diferente do que a sociedade pensa.
> A ambição dela é mostrada por meio dos seus desejos. Já o Olímpico mostra que quer melhorar a sua vida e até diz que chegará um momento em que ele irá se tornar deputado.
5 - Macabéa é representada como uma nordestina que ninguém liga e que é excluída da sociedade. Tanto que Clarice diz que ela tem uma "inocência pisada", que seria uma crítica a como essa pessoas muitas vezes são colocadas a margem da sociedade.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
Explicação:
Macabéa ser uma moça bastante ingênua e ainda ter um semblante que era levado como bizarro. Como é o caso de quando ela precisa passear se tornava algo totalmente dificultoso.