O que significa a expressão “pão e circo” e qual a intenção de existir esse método? Cite um exemplo de como isso ainda pode ocorrer hoje em dia.
Respostas
A expressão pão e circo vem do latim panem et circenses, surgido na Roma Antiga. Basicamente, tal política era utilizada para manter o apoio do povo em relação ao governo romano.
Como sabe, Roma era uma "potência expansionista". Tornou-se perceptível o fato de que, com essa expansão, muitos povos foram dominados e surgiram muitos escravos. Podemos concluir que, com essa política de expansionismo, houve o surgimento de muitas pessoas dentro do grandioso império. E, quanto mais pessoas, mais alimentação e mais agrado você, consequentemente, deverá dar ao povo.
Quanto mais gente reunida e insatisfeita, maior era o risco de uma grande revolta social. E, visando evitar que ocorresse isso, o governo de Roma visava entreter a população com diversões (circo) e, tentando evitar o avanço da fome, distribuía pequenos cereais (pão).
A expressão tornou-se viral e ainda mantém-se atual.
Perceba que esse tipo de manipulação existe em várias áreas. Podemos citar as votações para presidente, vice-presidente, senador, governador, etc. Perceba que, antes de entrarem na política, não possuem um apoio grandioso e tão pouco são conhecidos. Para agradar uma parcela da população e conquistar votos, fazem promessas em campanhas, realizam a compra ilegal de votos dos populares, entre outros aspectos.