Respostas
Resposta:
O Vermelho e o Negro – Resumo
No primeiro volume da obra, o personagem Julien Sorel é apresentando como um jovem que preferia passar seu tempo lendo a ajudar o pai e os irmãos na carpintaria da família.
Sorel é um acólito (ajudante de missa) do cura Chélan e, por isso, acaba tornando-se tutor dos filhos do prefeito de Verriéres, Sr. de Rênal.
Julien Sorel acaba se apaixonando pela esposa do prefeito e os dois se envolvem em um caso amoroso. A camareira Elisa, que fora recusada por Sorel, revela o caso a toda a cidade e ao Sr. de Rêndal.
O cura Chélan decide que Julien deve ser enviado a um seminário em Besaçon. O diretor do seminário, o abade Pirard, apesar de sua reticência inicial, aceita Sorel como seu pupilo e torna-se seu protetor. Ao abandonar o seminário, devido as revoltosas relações políticas relacionadas à hierarquia, Pirard certifica-se de que Sorel não irá sofrer perseguições em sua ausência e o recomenda para secretário do Marquês de La Mole.
No segundo volume da obra, Sorel encontra-se em Paris com a família do Marquês de La Mole e, apesar de sua origem plebéia, é notado pelo seu talento.
Sorel se envolve com a filha do Marquês, Mathilde de La Mole, e diante da insistência da filha, o Marques decide abençoar o casamento até que recebe uma carta da Sra. de Rênal informando que Sorel é um alpinista social que se aproveita de mulheres indefesas.
Sorel volta para Verriéres e atira na senhora de Rênal que fica apenas ferida, e é preso logo em seguida e condenado à morte.
Mathilde se esforça para salvar a vida de Sorel, mas suas tentativas são inúteis. Sorel é decapitado e Mathilde visita o corpo do amante morto.