Os distúrbios por deficiência de iodo(DDI) são fenômenos naturais e permanentes amplamente distribuídos em várias regiões do mundo. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo tem risco de apresentar os distúrbios causados por essa deficiência, cujos impactos sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves. No Brasil, vigora uma lei que obriga os produtores de sal de cozinha a incluirem em sei produto certa quantidade de iodeto de potássio. Essa inclusão visa prevenir problemas em qual glándula humana? A)Hipófise; B)Tireóide; C)Pâncreas; D)Suprarrenal; E)Paratireoide
Respostas
Olá, tudo bem?
A inclusão de certa quantidade de iodeto de potássio (KI) na composição do sal da cozinha ajuda na prevenção do bócio (hipertireodismo) que é uma problema na glândula humana tireóide.
Letra B.
Espero ter ajudado!
A inclusão de iodo no sal tem a função de evitar o desenvolvimento de problemas na tireoide (alternativa B).
A tireoide usa o iodo para produzir os hormônios T3 e T4, esses hormônios são importantes reguladores do metabolismo dos mamíferos, é por isso que a falta de T3 e T4 causa o hipotireoidismo, causando um déficit na velocidade do metabolismo do corpo.
O iodo é a matéria prima para a produção desses dois hormônios.
O excesso de T4 na corrente sanguínea indica um outro problema de tireoide, nesse caso é o hipertireoidismo, aqui há a aceleração do metabolismo das células do corpo.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/2350985