Leia o texto a seguir:
O racismo distingue-se do etnocentrismo por não se referir de forma abstrata a bairros ou comunidades distantes desprezadas ou temidas; em geral, aplica-se a grupos com quem a comunidade de referência convive – grupos esses associados a regras de sangue ou de descendência. O etnocentrismo pode expressar desprezo por outra comunidade, mas aceita a inclusão de indivíduos dessa comunidade, ao passo que o racismo considera que o sangue afeta todos os elementos da comunidade em questão.
Fonte: BETHENCOURT, F. Racismos: Das Cruzadas ao século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p.14
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre etnocentrismo e racismo, analise as afirmativas a seguir:
I. Racismo e etnocentrismo não são sinônimos, embora ambos definam grupos e indivíduos como inferiores em relação a outro grupo específico.
II. O autor afirma que racismo e etnocentrismo são posicionamentos que geram julgamentos apenas a determinados indivíduos, sendo que tais julgamentos não são passíveis de prévia generalização para grupos.
III. O racismo é uma posição cientificamente válida, uma vez que é comprovada a diferença entre raças no interior da espécie humana.
IV. Racismo e etnocentrismo são noções que designam posições legítimas em sociedades democráticas, uma vez que são meras opiniões individuais, sem qualquer relação com violências estruturais praticadas sobre determinados grupos humanos.
É correto o que se afirma apenas em:
Grupo de respostas da pergunta
I, II, III e IV.
I
I e II
III e IV.
II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Apenas I está correta
Explicação:Apenas a afirmação I é verdadeira. Tanto o termo racismo quanto etnocentrismo evocam posicionamentos de antagonismo em relação a grupos e indivíduos específicos. Entretanto, como o autor apresenta no texto, não são sinônimos, uma vez que obedecem a processos específicos de marginalização e da aceitação da diferença. A afirmação II é falsa, pois racismo e etnocentrismo são formas de segregação de identidades alheias, tanto em relação a indivíduos, quanto a grupos. A afirmação III é falsa, pois não é possível comprovar a existência de raças distintas entre os seres humanos. A diversidade dos grupos é, antes de tudo, de ordem cultural e social. A afirmação IV é falsa, pois o racismo estrutural necessita de legitimação e naturalização dos posicionamentos racistas. Dessa forma, julgamentos racistas particulares acabam contribuindo indiretamente com a ampliação da marginalização de grupos considerados inferiores.
O racismo é o preconceito racial que negros sofrem há séculos. Ele é perpetuado por discursos de ódio, violência física, psicológica e verbal e pela estrutura nacional e internacional (B).
Análise das questões sobre o racismo
- I. Verdadeiro. Racismo é uma violência contra raças específicas. Já o etnocentrismo considera que um povo é superior a outro, seja em aspecto de cor, seja em cultura.
- II. Falso. Os julgamentos tratados são passíveis de prévia generalização para grupos.
- III. Falso. Nenhuma raça é inferior a outra. Essa mentalidade precisa ser erradicada para que não haja mais tanta violência.
- IV. Falso. Racismo e etnocentrismo não são posições legítimas em sociedades democráticas e não são meras opiniões individuais, pois produzem violência e mortes.
Saiba mais sobre racismo e etnocentrismo em: https://brainly.com.br/tarefa/6777115