• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

O Gestor Ambiental também é considerado como um dos atores ativos na área da Segurança do Trabalho e, para tanto, lhe é permitido executar uma série de tarefas e trabalhos no sentido de diagnosticar e propor medidas de redução dos riscos. Em uma destas atividades, um Gestor Ambiental detectou que, em uma unidade de tratamento de resíduos sólidos, o operador de uma prensa hidráulica estava exposto a um ruído de 102 dB. Este operador (que não é o único da linha de produção), controla a prensa hidráulica em uma jornada de oito horas de trabalho por dia e o Gestor Ambiental verificou que o protetor intraauricular usado pelo profissional tem capacidade máxima de atenuação de pressão sonora de 16 dB. Outrossim, seu CA (Certificado de Aprovação) encontra-se vencido. Elaborado pelo professor. Sobre este assunto, analise as afirmações. I - O ruído é considerado como um risco ambiental da categoria físico. No caso em discussão, o risco não exige tomada de ações imediatas pois o uso do protetor intraauticular permite a redução da pressão sonora para 84 dB em uma jornada de oito horas, o que é compatível com a legislação em vigor. II - O Gestor Ambiental deve tomar ações imediatas no sentido de reduzir o ruído percebido pelo trabalhador. A capacidade de atenuação do EPI é insuficiente, pois com o uso do mesmo, o trabahador está exposto a 86 dB em uma jornada de oito horas diárias. Ademais, se o CA do EPI está vencido, é obrigação do empregado adquirir e usar um EPI com CA válido. III - As ações do Gestor Ambiental podem ocorrem em três frentes: Substituir o EPI usado por um novo, com CA válido e capacidade de atenuação superior à 17 dB; Rotacionar trabalhadores em seus postos de trabalho, de modo a inserir novos operadores da prensa, em períodos menores que oito horas diárias; Propor isolamento acústico na prensa. Esta última solução, no entanto, exige a ação de profissionais específicos para modificar a máquina. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: II e III, apenas.

Respostas

respondido por: ckelribeiro20
3

Resposta:

5

Explicação:

Sabe-se que é permissível 85 dB para uma jornada de trabalho diária de oito horas.

Nesse casso em questão o EPI utilizado reduz a sonoridade para 86 decibéis, e segundo a Norma regulamentadora número 15 a exposição máxima permissível para essa sonoridade é de 7 horas diárias.

NÍVEL DE RUÍDO

DB (A)

MÁXIMA EXPOSIÇÃO DIÁRIA

PERMISSÍVEL

dB-Horas

85 - 8 horas

86 -7 horas

87 -6 horas

88 -5 horas

89 -4 horas e 30 minutos

90 -4 horas

91 -3 horas e 30 minutos

92 -3 horas

93 -2 horas e 40 minutos

94 -2 horas e 15 minutos

95 -2 horas

96 -1 hora e 45 minutos

98 -1 hora e 15 minutos

100 -1 hora

102 -45 minutos

104 -35 minutos

105 -30 minutos

106 -25 minutos

108 -20 minutos

110 -15 minutos

112 -10 minutos

114-8 minutos

115 -7 minutos


lainerondon: Mas na opção II diz que é obrigação do empregado adquir um EPI válido, mas na verdade é obrigação do Empregador. Então acho que seria apenas a opção III a correta.
valdeilsonmonteiro: está incorreto pois na opção II fala que é obrigação do empregado, mas está errada é obrigação do EMPREGADOR
valdeilsonmonteiro: ou seja a única que está correta é a III
respondido por: valdeilsonmonteiro
11

Resposta:

alternativa 3 III

Explicação:

alternativa 3 é a mais coerente com os fatos expostos

Perguntas similares