O texto a seguir nos leva refletir sobre desafios que a universidade precisa enfrentar no século XXI.
Os desafios da universidade no século XXI e algumas reflexões sobre a posição docente frente a este processo (Aline Sônego)
A universidade do século XXI possui desafios que estão pautados em um contexto socioeconômico, o qual a comunidade acadêmica não pode ignorar. O acesso aos bancos universitários não deve significar apenas metas quantitativas a serem cumpridas, desconsiderando que os profissionais de ensino superior são lançados não apenas aos postos de trabalho, regulados de forma intransigente pelo mercado, mas também são lançados na sociedade e se constituem cidadãos, contribuintes, políticos, professores, médicos, bacharéis, entre outros. Mais do que profissionais, são pessoas formadas para exercer sua cidadania por meio de uma profissão. A universidade, ao preocupar-se em atender somente ao mercado, deixa de cumprir o seu papel, como instituição de educação superior, no seu sentido mais amplo.
Como a universidade não é uma mera instituição patrimonial, ela é feita de pessoas: alunos, funcionários e professores. Toda comunidade acadêmica deve envolver-se na defesa de uma universidade que atenda à sociedade. Aos professores, cabe um papel primordial: entender sua prática educacional não apenas como ensino e transmissão de conteúdos, mas sim como a mediação entre o conhecimento e o aluno. Essa mediação só é eficaz no momento em que a centralidade do processo educacional se transfere do professor para o aluno. Nesse sentido, a pesquisa se torna um importante instrumento de construção do conhecimento. Conhecimento esse que não é meramente técnico-científico, mas mais amplo, onde a dimensão intelectual abarca as questões culturais, sociais e filosóficas. É a partir dessa formação mais abrangente que os futuros profissionais realmente romperão com a individualidade de um sistema econômico competitivo e contribuirão com um sistema em que o econômico estará atrelado ao social e o conhecimento dos bancos escolares transferir-se-á para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Em relação aos desafios da universidade no século XXI, marque a alternativa que não se aplica como algo que ela tenha que fazer para ser um espaço engajado e não uma mera responsável para atender ao mercado de trabalho.
a) A partir do momento em que a universidade não busca um conhecimento apenas focado na parte técnica-científica, ela abre caminhos para a ampliação de novos saberes, ou seja, olhar além dos muros da universidade, afinal, a formação do aluno ultrapassa os limites desse conhecimento, com isso, leva em conta os aspectos sociais, culturais, entre outros.
b) Entre os desafios da universidade, está o papel do professor, ou seja, não pode ser apenas um transmissor de conhecimento, mas, sim, é necessário fazer o aluno observar a situação por diversos ângulos, a fim de construir conhecimentos diferenciados, não somente focado em teorias pré-determinadas.
c) Entre os desafios da universidade no século XXI, pode-se citar o papel de agente transformador, no sentido de fazer o estudante construir e desconstruir novos olhares, observando o contexto em que os cursos se encontram.
d) O contexto socioeconômico sempre é um desafio à universidade, pois não há como dissociar aspectos econômicos da construção do conhecimento e também como tudo isso influencia no dia a dia do contexto acadêmico e da vida pessoal do estudante.
e) De acordo com o texto, considera-se um desafio primordial para a universidade no século XXI preparar um bom profissional que consiga atender as demandas intransigentes do mercado de trabalho, o qual está cada vez mais exigente e competitivo.
Respostas
Você esqueceu de completar o texto mas posso te ajudar.
A interdisciplinaridade foi observada por Piaget como um mecanismo de integração entre as ciências, com o objetivo de auxiliar o indivíduo na busca pela pesquisa e aprendizado.
Deste modo, ele define que a interdisciplinaridade conduz a transdisciplinaridade que é o caráter prático de união entre as disciplinas como uma forma de quebrar as barreiras existentes no campo da educação, a partir da mediação educacional, facilitando assim o processo de ensino dentro e fora do ambiente escolar.
Resposta:
E) De acordo com o texto, considera-se um desafio primordial para a universidade no século XXI preparar um bom profissional que consiga atender as demandas intransigentes do mercado de trabalho, o qual está cada vez mais exigente e competitivo.
Explicação:
sei pois errei na minha prova e esta é a correção da professora.