Leia o excerto: "Sócrates (470 ou 469-399 a.C.) foi uma figura ímpar na história da Filosofia. Não é à toa que, entre os períodos do pensamento filosófico, dividem-se os períodos "antes de Sócrates" (pré-socráticos) e "depois de Sócrates" (pós-socráticos) da mesma forma como separamos a contagem dos anos em "antes de Cristo" (a.C.) e "depois de Cristo" (d.C.). Aliás, Sócrates traz algumas semelhanças com a figura de Jesus Cristo: também ensinava na praça (Ágora) a seus discípulos sem remuneração. Nunca escreveu nada de próprio punho, mas teve as palavras eternizadas por seus seguidores (Platão e Xenofontes). Depois de questionar a tradição e os governantes, acaba condenado à morte e executado publicamente. Depois dos sofistas, Sócrates leva a Filosofia ao antropocentrismo, o que, literalmente, significa "o homem no centro" (TORRES, 2016). Fonte: TORRES, André Roberto Ribeiro. História da Psicologia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. Com base no texto, analise as proposições e a relação estabelecida entre elas: I. O debate socrático teve um impacto muito grande na Filosofia, nas Ciências e no pensamento de forma geral. PORQUE II. Todas as atividades que envolvem diálogo, debate e retórica podem ser influenciadas por técnicas inspiradas no questionamento socrático. Assinale a alternativa correta:
Respostas
Ambas estão corretas.
Sócrates foi um dos principais filósofos do período da Grécia antiga, que auxiliou na fundamentação do pensamento atual.
Uma de suas principais fundamentações dialogava sobre a retórica que deve ser utilizada como um recurso no discurso para que os indivíduos que estiverem interagindo no diálogo possam perceber as diferentes formas que esse discurso é feito e interpreta-los de maneira, para que mesmo que haja um questionamento ou alguma crítica ele tenha entendido de maneira adequada o que foi passado.
Para o filósofo Sócrates a argumentação é importante para que a aula se torne mais dinâmica e inclusiva, evidenciando as potencialidades dos alunos e os auxiliando a combater a timidez e o medo de apresentação.
Resposta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Explicação: