A glicólise anaeróbica é chamada de fermentação. Em anaerobiose, o próprio piruvato produzido pela glicólise servirá como aceptor dos elétrons do NADH, assegurando que ocorra a restituição do NAD+ para dar continuidade ao processo de degradação de moléculas de glicose. Existem tipos diferentes de fermentações que obedecem a um padrão comum que se desenrola em primeira etapa quando a glicose é transformada em piruvato com produção de NADH+H+ e seguida por uma conversão de NADH+H+ a NAD+.
Respostas
Resposta:
pág 147
Explicação:
APENAS I, II E IV ESTÃO CORRETAS: ALTERNATIVA 4.
Durante, por exemplo, o esforço físico as células necessitam realizar fermentação com o objetivo de conseguir energia através deste processo para poder realizar suas funções, portanto ela ocorre sem a presença de oxigênio e é então considerada uma respiração anaeróbica.
O processo de fermentação tem início no citosol das células a partir de moléculas de glicose que são quebradas para forma o piruvato. Há então dois tipos de fermentação: a lática e a alcoólica. Na fermentação lática é primariamente utilizada a lactose e é quebrada em glicose e galactose, após isso esses monossacarídeos podem entrar na célula e iniciar a fermentação.
Na fermentação lática há a formação de ácido lático nos tecidos, sendo que este processo pode ser realizado por bactérias anaeróbicas, como os lactobacilos e células como hemácias e musculares.
As hemácias realizam fermentação, pois não possuem mitocôndria, já que é na mitocôndria que ocorre uma parte essencial da respiração celular que faz uso de O2, como a hemácia não possui essa organela, é necessário realizar outros processos de respiração, no caso a partir da fermentação.
A fermentação alcoólica tem como produto final o etanol e é realizado por bactérias denominadas de acetobactérias, amplamente utilizado na indústria de alimentos e de bebidas.
Após o ácido lático ser produzido ele é então conduzido pela corrente sanguínea e vai para o fígado, que será então metabolizado e convertido em ácido pirúvico. Por isso a ALTERNATIVA 3 está incorreta, pois não vai para o intestino.
CONTINUAÇÃO DA QUESTÃO:
Diante do exposto e a respeito dos processos de fermentação, analise as afirmações a seguir:
I. As duas vias mais comuns são: a fermentação láctica, onde o piruvato é convertido a ácido láctico (lactato) e a fermentação alcoólica, onde o piruvato é convertido em álcool etílico (etanol).
II. A fermentação láctica na espécie humana, pode ser realizada por alguns tipos celulares, a exemplo hemácias e músculo estriado esquelético.
III. O ácido lático produzido pelas células musculares esqueléticas são encaminhadas ao intestino, processadas e transformadas novamente em glicose.
IV. A fermentação lática, utilizada por diversos microrganismos, é um processo no qual o piruvato recebe os elétrons do NADH, reduzindo-se a lactato.
Está correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I e II, apenas.
Alternativa 2: I, II e III, apenas.
Alternativa 3: II, III e IV, apenas.
Alternativa 4: I, II e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.
Espero ter ajudado!!