1. Em geral, os lofoforados são animais muito pouco conhecidos da população. Alguns grupos de lofoforados ainda estão posicionados de forma incerta na filogenia de metazoários. Discuta as hipóteses de relacionamento filogenético de lofoforados com outros metazoários. (2,0 pontos)
2. Os Annelida Oligochaeta (minhocas) são animais metamerizados, os quais se utilizam de um sistema hidrostático para se locomover. Descreva este sistema. (2,0 pontos)
3. Embora os Onychophora apesentem cutícula quitinizada, esta é muito delgada e flexível. Uma vez que os Onychophora possuem parede do corpo não esclerosada, explique como se dá a sustentação de seu corpo. (2,0 pontos)
4. Embora diversos crustáceos tenham conquistado o ambiente aéreo, eles mantiveram uma respiração branquial, estando restritos a ambientes úmidos e próximos da água. No entanto, esses crustáceos apresentam deferentes modificações, em seu sistema respiratório, que os habilitam a viver fora d’água. Explique uma dessas modificações. (2,0 pontos)
5. Os peixes ósseos que apresentam uma vida nectônica tendem a afundar devido à grande densidade de seus ossos e músculos. Entretanto, devido a um órgão denominado bexiga natatória, eles se mantêm em suspensão na massa d’água. Descreva detalhadamente como funciona a bexiga natatória de um peixe que passe de 30 metros de profundidade para 10 metros. (2,0 pontos)
Respostas
1) Os lofoforados são animais comumente relacionados com animais do reino Metazoários, ou até mesmo agrupados diante de um mesmo reino, devido a estrutura interna que os compõe.
2) Como o esqueleto está ausente nas minhocas, o celoma será responsável pela sustentação do corpo, esta atuação caracteriza-se como esqueleto hidrostático.
Dessa forma, o sistema muscular das minhocas sofre contrações rítmicas auxiliada pelo esqueleto hidrostático pra promover o sistema de movimentação.
3) Os Onychophora são animais segmentados como lesmas ou minhocas-com-pernas, que possuem comportamento terrestre e presença de diferentes papilas distribuídas na superfície do seu corpo.
Estes animais costumam manter o corpo acima de um substrato rígido, onde podem rastejar sobre eles de forma lenta.
4) Uma das principais mudanças no sistema respiratório dos crustáceos, capaz de fazer com possam sobreviver por horas, dias e até mesmo a vida toda expostos ao ar, é o desenvolvimento de outra superfície para troca gasosa, além das brânquias.
Normalmente, a nova superfícies será o epitélio de revestimento da câmara branquial. Em certos crustáceos esse item chega até mesmo a apresentar invaginações semelhantes ao pulmão.
5) A bexiga natatória é capaz de manter um peixe em determinada profundidade através do controle da sua densidade em relação à água, pois podem expandir-se ou contrair em conformidade com a pressão ao redor.
Os gases entram na bexiga natatória através uma glândula, e saem por outra região, que mantém contado com o sangue, chamada de "janela oval".
Espero ter ajudado, bons estudos.