• Matéria: Sociologia
  • Autor: cedrickbr
  • Perguntado 7 anos atrás

1)Os contratualistas – Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau – desenvolveram teorias sobre a formação do Estado. Cada um deles identificou a forma como os homens constituíram o Estado, no entanto, todos eles consideram que a base do Estado é o contrato social estabelecido entre os homens, seja por submissão ou consenso. O Estado, para esses pensadores, foi constituído para preservação dos direitos naturais.

Para os contratualistas, quais dos itens abaixo são direitos naturais?
I – A guerra
II – A vida
III – A liberdade
IV – A propriedade
V – A igualdade

Alternativas:

a)Apenas I.

b)Apenas II e IV.

c)Apenas III e V.

d)Apenas II, III, IV e V.

e)Apenas III, IV e V. 2) A Constituição Federal de 1988 definiu no art. 3º a base do Estado federativo brasileiro, a partir de uma matriz cooperativa de repartição de competências, em que coexistem competências privativas, concorrentes e suplementares entre os entes federados, tanto nos aspectos legislativos, quanto nos aspectos administrativos e tributários”.

O Estado federativo brasileiro baseia-se tanto na ______________ de ações no governo federal como na _____________ de atuação para os demais entes federados. Além do governo federal, são entes da federação brasileira os _________ e os municípios.

Alternativas:

a)Centralização, coparticipação, estados.

b)Descentralização, coparticipação, estados.

c)Centralização, autonomia, estados.

d)Descentralização, autonomia, estados.

e)Centralização, subordinação, estados

3)
“A perspectiva teórica aqui utilizada postula que toda classe revolucionária, como a burguesia e o proletariado, são revolucionários porque são capazes de elaborar e por em prática um projeto social novo [...]. No caso da burguesia, o liberalismo, produzido pelos filósofos iluministas, seria o projeto, e a instauração da sociedade burguesa e capitalista, a realização”. (FLORENZANO, 1981, p.8)

Aponte os itens que indicam corretamente as Revoluções Burguesas:
I – Revolução Americana
II – Revolução de 1930
III – Revolução Francesa
IV – Revolução Inglesa.

Alternativas:

a)Apenas a I.

b)Apenas I, III e IV.

c)Apenas II.

d)Apenas I e III.

e)Apenas III e IV.

4)À medida que os progressos da moderna indústria desenvolviam, ampliavam e aprofundavam o antagonismo de classe entre o capital e o trabalho, o poder do Estado foi adquirindo cada vez mais o caráter de poder nacional do capital sobre o trabalho, de força pública organizada para a escravização social, de máquina do despotismo de classe. Depois de cada revolução, que assinala um passo adiante na luta de classes, revela-se com traços cada vez mais nítidos o caráter puramente repressivo do poder do Estado (s/d. p.79)” (MARX, s/d, p. 79 apud BODART, 2016).

Na visão de Karl Marx, o Estado serve aos interesses de uma classe. O Estado, na visão marxista, pode ser considerado:

Alternativas:

a)Órgão a serviço da burguesia.

b)Órgão de desenvolvimento do federalismo.

c)Órgão de desenvolvimento das ideias locais.

d)Órgão sede das ideias sobre a descentralização.

e)Órgão a serviço do proletariado.

5)Max Weber, sociólogo alemão que viveu entre o final do século XIX e início do século XX, escreveu sobre os tipos puros de dominação. Para ele, há três tipos: dominação tradicional, cuja legitimidade do governante é dada pela força da tradição; dominação carismática, cuja legitimidade do governante é atribuída pelo carisma do líder; e a dominação racional-legal, cuja base da legitimidade está na força do estatuto, que nas sociedades modernas é representada pela força da Constituição.

Complete as lacunas:
Na via americanista, o tipo de dominação é _________________. Na via _________, o tipo de dominação é ___________.

Alternativas:

a)Racional-legal, ibérica, carismática.

b)Tradicional, ibérica, racional-legal.

c)Racional-legal, ibérica, racional-legal.

d)Racional-legal, ibérica, tradicional.

e)Tradicional, ibérica, tradicional.

Respostas

respondido por: geanemartinsdosreis
14

Resposta:

1-d

2-c

3-b

4-a

5-d

respondido por: elamambretti
1

1. Para os contratualistas, são direitos naturais: d) Apenas II, III, IV e V.

2. A Constituição Federal de 1988 definiu no art. 3º a base do Estado federativo brasileiro: c) Centralização, autonomia, estados.

3. A alternativa que indica as Revoluções Burguesas é: b ) Apenas I, III e IV.

4. O Estado, na visão marxista, pode ser considerado: a) Órgão a serviço da burguesia.

5. Para Weber: Na via americanista, o tipo de dominação é racional-legal. Na via ibérica, o tipo de dominação é tradicional. Portanto, a alternativa correta é: d ) Racional-legal, ibérica, tradicional.

As sociedades, O Estado e as formas de dominação

Contratualistas são os filósofos que explicaram a passagem do estado de natureza para a formação da sociedade civil através de um acordo ou contrato social. Embora com entendimentos divergentes quanto ao estado de natureza e à necessidade do contrato, todos preservam como direitos naturais: a vida, a liberdade, a propriedade e a igualdade de justiça.

O Estado federativo brasileiro baseia-se tanto na centralização de ações no governo federal como na autonomia de atuação para os demais entes federados. Além do governo federal, são entes da federação brasileira os estados e os municípios.

As Revoluções Burguesas foram revoltas ocorridas a partir dos burgueses contra os poderes dominantes: políticos e econômicos. São reconhecidas como de maiores impactos: a Revolução Inglesa, no século XVII e a Revolução Francesa e a Revolução Americana, no século XVIII.

Karl Marx entende a atuação do Estado como fomentador das divisões de classes e exploração social, representado os interesses das classes dominantes.

Weber considera na via americanista, um tipo de dominação racional-legal, devido  a contribuição das ideias liberais, enquanto na via ibérica prevaleceu a força da tradição dos governantes.

Aprenda mais sobre O direito natural para os contratualistas em: brainly.com.br/tarefa/11760034

Aprenda mais sobre O Estado federativo brasileiro em: brainly.com.br/tarefa/52748576

Aprenda mais sobre As Revoluções Burguesas em: brainly.com.br/tarefa/4978469

Aprenda mais sobre Marx e o Estado em: brainly.com.br/tarefa/3769233

Aprenda mais sobre Weber e formas de dominação em: brainly.com.br/tarefa/12480283

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares