Respostas
Resposta:
PROFISSIONAL / ... / INTERAÇÕES DROGA-NUTRIENTE
Interações droga-nutriente
Por Adrienne Youdim, MD, David Geffen School of Medicine at UCLA
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR EDUCAÇÃO PARA O PACIENTE
A nutrição pode afetar a reação do organismo às drogas; em contrapartida, as drogas podem afetar a nutrição corporal.
Os alimentos podem aumentar, retardar ou diminuir a absorção de drogas. Eles prejudicam a absorção de muitos antibióticos. Podem alterar o metabolismo das drogas; p. ex., dietas hiperproteicas podem acelerar o metabolismo de determinadas drogas pela estimulação do citocromo P-450. O consumo de toranja (grapefruit) pode inibir a enzima 3A4 do citocromo P-450, retardando o metabolismo de alguns medicamentos (p. ex., amiodarona, carbamazepina, ciclosporina e alguns bloqueadores de canais de cálcio). Dietas que alteram a flora bacteriana podem afetar o metabolismo de determinadas drogas.
Alguns alimentos afetam a reação do organismo às drogas. Por exemplo, a tiramina, componente de determinados queijos, é um potente vasoconstritor que pode causar crises hipertensivas em pacientes que utilizam inibidores da monoaminoxidase.
Deficiências nutricionais podem afetar o metabolismo e a absorção das drogas. Deficiências proteicas e energéticas graves reduzem a concentração enzimática tecidual e podem prejudicar a reação às drogas, reduzindo a absorção ou a ligação de proteínas e causando disfunção hepática. Alterações no trato gastrointestinal podem prejudicar a absorção e afetar a reação à droga. A deficiência de cálcio, magnésio ou zinco pode prejudicar o metabolismo dos medicamentos. A deficiência de vitamina C diminui a atividade de drogas metabolizadas por enzimas, principalmente em idosos.
Muitas drogas afetam o apetite, a absorção dos alimentos e o metabolismo tecidual ( Efeitos de alguns medicamentos sobre o apetite, a absorção dos alimentos e o metabolismo). Algumas drogas (p. ex., metoclopramida) aumentam a motilidade intestinal, reduzindo a absorção de alimentos. Outras drogas (p. ex., opioides, anticolinérgicos) diminuem a motilidade gastrointestinal. Algumas são mais toleradas quando ingeridas com a comida.