• Matéria: Geografia
  • Autor: Pablina75
  • Perguntado 7 anos atrás

onde as águas oceânicas possuem menor temperatura? segundo profundidade?​

Respostas

respondido por: cristianram1996
1

Resposta:

Explicação:A temperatura é uma propriedade física que caracteriza o equilíbrio térmico de um sistema, e/ou o equilíbrio térmico de um sistema com outro, sendo medida em graus Celsius (ºC) no sistema internacional de unidades (SI).

A superfície terrestre recebe energia solar de forma variável, de acordo com a latitude, devido a forma elipsóide da Terra. As baixas latitudes (região equatorial) recebem maior calor por unidade de área do que os pólos, devido ao ângulo da radiação solar incidente. Portanto a quantidade de energia que alcança todas as latitudes é a mesma, mas em regiões polares esta se espalha por uma área maior. A quantidade de calor por unidade de área recebida pelo equador é cerca de 1,5 a 2 vezes maior do que a recebida pelos pólos.

O sol tem temperatura superficial de 5.800ºC e irradia energia na forma de ondas eletromagnéticas em todas as direções. Apenas uma pequena fração do total da energia solar chega e é absorvida pela Terra. Do total emitido (100%), apenas a metade é absorvida pelo oceano, o restante é refletida por nuvens, atmosfera, etc.

A Terra recebe radiação solar na forma de ondas eletromagnéticas curtas, e re-emite a radiação na forma de ondas longas. Esta radiação re-emitida ocorre de forma mais homogênea em função da latitude, e é denominada de albedo superficial ou planetário. A diferença entre a energia recebida e re-emitida em função da latitude é chamado de balanço de radiação. Nas baixas latitudes este balanço é positivo e negativo nas altas latitudes. Devido ao equilíbrio térmico o calor é redistribuído das baixas para as altas latitudes pelo sistema de ventos na atmosfera e pelo sistema de correntes no oceano (correntes superficiais dirigidas pelo vento e correntes profundas dirigidas pela densidade).

A temperatura da água do mar apresenta variabilidade tanto na escala vertical quanto horizontal, mas as variações horizontais são menores que as varições verticais. A variação horizontal da temperatura superficial dos oceanos apresenta zonação conforme a latitude, ou seja, formam-se linhas de mesma temperatura denominadas de isotermas. As temperaturas superficiais decrescem de 28 ºC em baixas latitudes para até -2ºC em altas latitudes. Nas regiões temperadas os gradientes são maiores do que nas regiões tropicais e polares. De forma geral a temperatura altera-se em média 0,5ºC para cada grau de latitude percorrido.

Nas regiões costeiras, principalmente nos contornos oeste dos continentes, ocorre o fenômeno denominado de ressurgência (upwelling), que se caracteriza pelo afloramento de águas profundas, geralmente frias e ricas em nutrientes, para regiões menos profundas dos oceanos. A importância da ressurgência para diversas regiões do planeta pode ser verificada no Peru, que detêm uma das maiores produções de pescado no mundo graças à ação da ressurgência em sua costa.

As áreas de ressurgência representam apenas 1% do oceano, porém suportam mais de 50% da produção pesqueira mundial (Rodrigues, 1973). Na costa sudeste e sul do Brasil há duas regiões onde o fenômeno de ressurgência é tipicamente observado: em Cabo Frio (RJ) e junto ao Cabo de Santa Marta (SC). A distribuição vertical da temperatura na coluna de água geralmente decresce com a profundidade. É possível distinguir três regiões distintas ao longo da coluna de água: (1) zona de mistura: se prolonga até 200 m, possui temperaturas similares às da superfície do mar devido aos processos de mistura ocasionadas pela ação dos ventos, ondas e correntes; (2) zona de termoclina: ocorre entre 200 e 1000 metros, onde a temperatura diminui abruptamente com a profundidade; (3) zona profunda: onde a temperatura varia suavemente a partir de 1000 m até o fundo.

Porém este padrão varia conforme a latitude, dividindo-se nas seguintes zonas:

• Baixas latitudes:

• Não existe grande variabilidade entre as estações do ano;

• Apresenta camada de mistura superficial;

• Possui termoclina permanente durante todo o ano;

• As temperaturas típicas são 20 ºC na superfície, 8ºC a 500 m, 5ºC a 1.000 m e 2ºC a 4.000 m.

• Médias latitudes:

• Grande variabilidade anual entre as estações de inverno e verão;

• Termoclina sazonal: ocorre somente durante o verão, pois aumenta a temperatura superficial e há menor mistura;

• Durante o inverno ocorrem fortes ventos e correntes, além da ação de grandes ondas que causam a mistura.

• Altas latitudes:

• Não há termoclina;

• Temperatura é praticamente uniforme ao longo da coluna de água;

• Maior parte da superfície é recoberta por gelo durante o inverno.

Perguntas similares