Entre os determinantes da filtração glomerular, os mais variáveis e os que estão mais sujeitos ao controle fisiológico incluem a pressão hidrostática glomerular e a pressão coloidosmotica nos capilares glomerulares. Por sua vez, essas variáveis são influenciadas pelo sistema nervos simpáticos, por hormônios e por autacóides (substancias vasoativas liberadas nos rins e que atuam localmente)e por outros controles por feedback, intrínsecos aos rins. Quase todos os vasos sanguíneos nos rins, incluindo as arteríolas aferentes e eferentes, são ricas em inervação simpática. A estimulação simpática promove a---------------------das arteríolas aferentes, diminuindo a filtração glomerular. Em contrapartida, a diminuição da estimulação simpática causa a-------------------------das arteríolas aferentes, aumentando a filtração glomerular
Assinale a alternativa que preenche corretamente as colunas;
A) contração/dilatação
B) dilatação/dilatação
C) contração/contração
D) dilatação/contração
E) diminuição/diminuição
Respostas
respondido por:
12
Olá, tudo bem?
A alternativa correta é A).
Justificativa:
O alto influxo sanguíneo ao sistema renal promove uma alta taxa de filtração glomerular, adjuvada pelas pressões hidrostática e coloidosmótica (ou oncótica) tanto no capilar glomerular como na cápsula de Bowman.
E, sabe-se que o volume sanguíneo renal é devido ao débito cardíaco (cerca de 21% a 25% deste), chega aos rins por meio das artérias renais (direita e esquerda), que se individualizam em arteríolas aferentes (antes do processo filtrativo). Então, quanto mais sangue vier das arteríolas aferentes renais, mais ultrafiltrado plasmático será formado.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás