Ao analisar as inovações propostas por Ford, é notável a influência dos preceitos discutidos por Taylor e Fayol, que o precederam. Ainda que seus operários não tivessem conhecimento acerca dos escritos desses pensadores, em seu dia a dia, aplicavam diversas de suas teorias, muitas delas modificadas e adaptadas por Ford, visando à melhoria no desempenho (SIQUEIRA, 2019). SIQUEIRA, D. M. Teorias da administração e das organizações. 2019.
Com base no afirmado acima, considere as seguintes afirmativas:
I. Em comum com a administração científica de Taylor, Ford se utilizava da otimização dos tempos e movimentos, uma vez que introduziu a esteira móvel para aumentar a produtividade.
II. A remuneração equitativa por produtividade e os princípios administrativos aplicados por Ford demonstram que o fordismo mantinha relações diversas com os princípios de Fayol.
III. O aumento da carga horária dos funcionários de 8 para 12 horas diárias demonstra a aproximação das ideias de Ford aos preceitos de Taylor, uma vez que ele era a favor do aumento da produtividade.
IV. O mecanicismo da produção e das pessoas foi outro fator em comum entre as ideias de Ford e Taylor, simplificando os processos para atingir a produção em escala.
Assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) afirmativa(s) correta(s).
A- I e III.
B- II e IV.
C- I, II e III.
D- I, II e IV.
E- II, III e IV.
Respostas
Resposta:
I, II e IV.
Explicação:
Feedback da resposta: A resposta está correta, pois a esteira móvel e a mecanização dos processos, tendo em vista simplificá-los, são conceitos já discutidos por Taylor e aplicados posteriormente por Ford. Além disso, Ford também se aproximava de Fayol no que diz respeito às questões de remuneração equitativa por produtividade, ou seja, quanto mais o funcionário produzisse, mais ganharia.
Resposta:
I, II e IV.
Explicação:
Resposta correta. A resposta está correta, pois a esteira móvel e a mecanização dos processos, tendo em vista simplificá-los, são conceitos já discutidos por Taylor e aplicados posteriormente por Ford. Além disso, Ford também se aproximava de Fayol no que diz respeito às questões de remuneração equitativa por produtividade, ou seja, quanto mais o funcionário produzisse, mais ganharia.