• Matéria: Administração
  • Autor: rafaelbagnofonte
  • Perguntado 7 anos atrás

QUESTÃO A

Para melhor qualidade de vida, é necessário proporcionar ao trabalhador um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, a fim de que o exercício do trabalho não prejudique a sua saúde mental e, por consequência, sua integridade física.

O trabalho representa uma dimensão fundamental da vida, constituindo-se em um elemento que atravessa a concepção de saúde. Envolve a convivência com diferentes pessoas, com diferentes comportamentos e pensamentos. Entretanto em algumas situações onde ocorrem divergências de opiniões deve-se preservar o respeito pelo outro e pela organização de trabalho, objetivando a prevenção de violência no ambiente de trabalho.

Muitas vezes se pensa na violência como um ataque físico. No entanto, a violência no local de trabalho pode ser manifestada em forma de agressão física ou mental (psicológica/emocional). A violência no local de trabalho pode ser classificada em 4 tipos.

a) Quais são os tipos de violência que podem ocorrer no local de trabalho?

b) Como a organização pode combater e prevenir a violência cometida por alguém muito próximo, como a perseguição e o assédio moral?

Respostas

respondido por: thaispaulinafernande
2

A) Tipo I - (violência externa) acontece quando o indivíduo que pratica o ato de violência não tem nenhuma relação com a vítima. Exemplo: atos violentos com intenção de roubo.

Tipo II - (violência praticada por clientes) acontece quado o indivíduo que pratica o ato de violência tem algum tipo de relação com a vítima, como pacientes, clientes e consumidores. Exemplos: agressões físicas com consequências leves, ofensas verbais e ameaças.

Tipo III - (violência externa) acontece quando o indivíduo que pratica o ato de violência tem relação com o local de trabalho e o trabalhador. Exemplo: brigas entre colegas de trabalho.

Tipo IV - é o ato praticado por uma pessoa com a qual o trabalhador mantenha algum tipo de relação que não seja a profissional.

B) Geralmente o indivíduo que pratica a violência no trabalho, costuma agir em pessoas mais frágeis física e emocionalmente, e também em pessoas que são vistas como uma possível ameaça, por isso, a vítima deve adotar uma postura confiante e otimista e reagir de maneira firme diante da primeira perseguição e agressão moral, deve-se falar sobre o assunto com alguém de confiança e conversar sobre o problema na empresa, reunir testemunhas e provas como, e-mails, laudos médicos atestando estresse ou depressão, entre outras, para que o funcionário consiga se defender.

Espero te ajudado!

Perguntas similares