A Plastifácil é uma indústria sediada em Criciúma (SC), que produz copos, talhes, canudos e pratos em materiais plásticos, fornecendo-os para distribuidores, redes de supermercados.

Geograficamente a empresa atua fornecendo para clientes no Uruguai, Paraguai e para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país e suas vendas são realizadas por representantes comerciais e pelo televendas.

Sua distribuição atualmente está baseada num armazém em Criciúma junto à fábrica, e outro em Feira de Santana (BA). De Criciúma partem cargas completas para os grandes distribuidores na maior parte das situações.

A empresa apresenta 5 linhas de produtos, que variam em seu material, resistência e design, sendo que para as duas linhas de festas existem ofertas de cores. No total a empresa fabrica 72 códigos de produtos diferentes.

Recentemente a empresa refez seu plano estratégico para 3 anos e estabeleceu diretriz para aumento do faturamento em 20% através da entrada em novos mercados e novos produtos. Como desdobramento desta diretriz tem-se dois pontos principais: 1) pulverizar ainda mais sua base de clientes e intensificar a presença junto a pequenas redes de mercados regionais; e 2) ofertar produtos para redes de restaurantes e fastfood com a marca do cliente.

a) Considerando a Plastifácil como um sistema organizacional, identifique 4 entradas e 2 saídas, sendo que metade deve tratar dos subsistemas de produção de produtos e as outras 2 entradas e 1 saída devem ser relacionadas a outros subsistemas da empresa (Valor:30%).


b) Avalie os possíveis impactos do planejamento estratégico da Plastifácil na estrutura organizacional da empresa e analise e adequação da adoção de um organograma Matricial com departamentalização por projetos. (Valor:30%)


c) Como a adoção consistente de sistemas de informação pode contribuir para que os subsistema Comercial/ Marketing da Plastifácil entreguem resultados superiores? Identifique três contribuições e exemplifique cada uma delas (Valor: 40%).

Respostas

respondido por: Fernando9100
2

Respondendo cada item do enunciado em separado:

a) Podemos considerar como entradas as matérias primas que serão processadas, os capitais necessários para a compra dos insumos, os relatórios internos elaborados pelo setor financeiro e o plano de distribuição dos produtos. As saídas são os produtos já prontos e a rede que os distribui.

b) O planejamento estratégico é ferramenta indispensável para permitir a criação de planos de investimentos a longo prazo, assim como elaboração de cronogramas.

c) Os sistemas de informação permitem uma maior divulgação dos produtos da empresa em mídias sociais e internet, além de facilitar a comunicação com empresas que realizam serviços terceirizados.

Perguntas similares