• Matéria: Administração
  • Autor: ilarianedelajustina
  • Perguntado 7 anos atrás

Conhecer teorias que buscam explicar as origens do Estado é importante para a formação de qualquer indivíduo, seja no âmbito pessoal (e, portanto, cidadão) quanto profissional. Com relação à segunda dimensão, quando se trata de profissionais cuja atuação se dá no campo da gestão, o conhecimento sobre as origens do Estado se revela ainda mais importante.

LOPES, Mariane Helena; RODRIGUES, Ana Caroline. Ciências políticas. Maringá: UniCesumar, 2018.

Considerando o contexto e os conhecimentos sobre as origens do Estado, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas.

I. A formação do Estado tem em Maquiavel um de seus principais intérpretes, que, ainda no início do século XVI, escreveu a obra “O Príncipe”.
II. Os campos do conhecimento de Ciência Política e da Filosofia Política apresentam teorias que tratam do surgimento e da consolidação do Estado.
III. Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e Adam Smith são autores reconhecidos como clássicos e denominados contratualistas.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
1

As afirmações corretas é a I, II.

O conceito de Estado parece ter origem nas antigas cidades-estados que se desenvolveram na antiguidade em várias regiões do mundo, como a Suméria, a América Central e no Extremo Oriente.

Maquiavel produziu sua obra com vistas à questão da legitimidade e exercício do poder pelo governante, pelo príncipe. Sobre Maquiavel, “a atividade política, tal como arquitetara, era uma prática do homem livre de freios extraterrenos, do homem sujeito da história. Esta prática exigia virtú, o domínio sobre a fortuna”.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares