Respostas
Resposta: Esse conflito foi o mais longo e sangrento episódio de guerra internacional na história da América do Sul. A Guerra do Paraguai é conhecida como Guerra de la Triple Alianza na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande no Paraguai.
Antecedentes
O processo de formação das nações platinas (Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai) foi permeado por tensões que acabaram por desembocar no conflito armado da Guerra do Paraguai.
Dentre essas tensões, pode-se destacar as negociações entre Brasil e Paraguai em torno dos direitos de navegação no Rio Paraguai e a disputa territorial pela região que hoje corresponde ao Mato Grosso do Sul.
Em 1864, Brasil e Uruguai estavam envolvidos em um conflito armado que resultou na invasão e deposição do ditador uruguaio Aguirre, pondo fim ao governo do grupo político “blanco”. No lugar de Aguirre, o Brasil conseguiu colocar Venâncio Flores, do grupo político “colorado”, para governar.
Aguirre era aliado de Francisco Solano Lopez, então governante do Paraguai. Por isso, como retaliação, o governo paraguaio atacou e aprisionou o navio brasileiro Marquês de Olinda.
Além disso, o Paraguai não possuía acesso ao mar e, por isso, o ditador Francisco Solano Lopez, iniciou o processo de busca pelo aumento do território do país. Esperava, assim, chegar ao Oceano Atlântico.
A tensão política e o desejo de conquistar novos territórios que levassem ao mar fizeram com que o Paraguai invadisse a cidade de Dourados, no Mato Grosso, em 1864. Além disso, o ditador Solano Lopez armou inúmeras investidas em território argentino, conseguindo invadir Corrientes e chegando ao Rio Grande do Sul.
A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870 e colocou o Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra foi resultado do choque de interesses políticos e econômicos que as nações platinas possuíam durante a década de 1860. Ao longo dos anos de conflito, o grande prejudicado foi o Paraguai, que teve sua economia arrasada. Estima-se que o total de mortos de acordo com as diferentes estatísticas seja de 130 mil a 300 mil mortos
espero ter ajudado