Respostas
Resposta:Tipos e exemplos de rituais religiosos
Iniciação ou passagem: rituais de iniciação para vida adulta nas sociedades tribais, batismo cristão, crisma, casamento, investiduras e ordenações de líderes das diversas tradições religiosas, Bar Mitzvah e Bat Mitzvah no Judaísmo, feitura na Umbanda e Candomblé…
Litúrgicos: culto evangélico, missa, novena, procissões, gira na Umbanda, o ritual do chamado Puja no Hinduísmo…
Comemorativos ou festivos: Natal, Páscoa, Corpus Christi, Caminhada para Jesus no dia da Bíblia, Diwali — festa das luzes no Hinduísmo, nascimento de Buda que é a festa das flores e outras comemorações existentes nas diversas tradições.
Propiciatórios: são rituais que propiciam a participação das cerimônias ou acesso aos mistérios sagrados, o banho de purificação no Rio Ganges, a purificação (lavagem) das mãos e do rosto antes da prece, na tradição muçulmana…
Votos religiosos: a solene investidura e celebração dos votos dos freis, freiras, monjas e monges cristãos, budistas, hinduístas…
Mortuários ou funerários: são cerimônias de despedida e homenagem a alguém que falece. O ritual pode incluir a prática do sepultamento ou cremação, conforme a tradição cultural e religiosa de cada povo.
Divinatórios: rituais que propiciam um presságio, como o jogo dos búzios, a consulta aos textos sagrados para obter respostas ou orientações sobre determinada situação, entre outros.
Cura: são rituais que objetivam a cura de enfermidades físicas, mentais e espirituais. São exemplos de rituais de cura: a pajelança, o benzimento, a unção com óleo, a prece com imposição de mãos, entre outros.
Explicação: