Para dia 04/11/2019
1- De quando data o surgimento e posterior desaparecimento das civilizações Maias e incas?
2-qual a explicação para o desaparecimento dos grupos mais e incas?
3-que tipo de desenvolvimento (nas artes arquitetura, agropecuária, organização política) foi desenvolvido pelos Maias e incas?
4-em que região habitavam e o que restou ainda é possível ter como herança da vivência dos povos Maias e incas?
5-atualmente algum grupo se declara herdeiro cultural dos Maias e incas? justifique.
6-qual o tipo de governo dos povos Maias e incas?
7-como soberano era considerado nas civilizações maias e incas?
Respostas
1- O surgimento da sociedade dos Maias, ocorreu no ano 2000 a.C. seu desaparecimento ocorreu pelo abandono de seus cidadãos pelas baixas condições de produção do território. Já os Incas surgiram no século XVII, seu desaparecimento ocorreu em 1532 pela invasão espanhola.
2- Os maias estariam enfrentando problemas de produção com o território, o que fez com que seus cidadãos procurassem outros locais para morar. Já os Incas sofreram com a invasão espanhola e tiveram sua sociedade destruída.
3- Os Maias trouxeram como heranças culturais o desenvolvimento de cálculos matemáticos, técnicas de astronomia, o calendário. Os Incas trouxeram a existência de grandes construções para o seu tempo, como templos formados por corte de pedras e metal fundido.
4- Os maias habitaram em Honduras, Guatemala e na Península de Yucatán no México. Já os Incas habitaram na região da Cordilheira dos Andes. As grandes construções de seus templos, são heranças da vivência desses povos, e conseguem ser vistas e visitadas até hoje.
5- os povos que vivem no território de Honduras, Guatemala e na Península de Yucatán no México se consideram descendentes do Maias. Como descendentes dos Incas vemos algumas sociedades indígenas do Peru.
6- Os Maias possuíam um governo teocrático, já os Incas possuíam um governo monárquico.
7- A autoridade do governo Inca era conhecida como O Inca e a autoridade do governo Maia era conhecida como Halach Uinic.