Respostas
Educação e diversidade tem se mostrado como temáticas cada vez mais fundamentais para uma aprendizagem significativa, no sentido de que a educação deve promover a conscientização sobre as diferenças.
A partir destas novas propostas, formam-se indivíduos mais conscientes e que saibam respeitar as diferenças, no sentido de que as ações de discriminação e preconceito passarão a ser mais combatidas na sociedade;
Resposta:
1 - d) até o início da colonização, pois quando foram assolados pelas doenças e pela escravidão. Foram então descritos como selvagens e canibais.
O contato entre igreja e índios foi preservado até o início da colonização, devido ao fato de adquirirem diversas doenças.
2 - d) as epidemias introduzidas pelos europeus, as quais os índios não tinham proteção, o trabalho compulsório e as guerras de extermínio.
A perda populacional considerada foi resultado das epidemias trazidas pelos europeus, visto que os índios não tinha proteção.
3 - c) “Negro da terra” era uma nomenclatura de cunho escravagista, utilizada para diferenciar os indígenas dos “negros da Guiné”.
O índio era chamado de “negro da terra”, pois eram escravos e tal denominação ajudava na diferenciação dos indígenas.
4 - c) Tupi-guarani, jê, karib, aruák.
Os indígenas que viviam no território que correspondia ao Brasil do descobrimento, temos: Tupi-guarani, jê, karib, aruák.
Explicação: