1. Paulo Freire por onde passou, deixou as sementes de uma concepção popular emancipadora da educação. Essas sementes floresceram em numerosos grupos e organizações, unindo educação, conscientização, politização e organização popular, desse modo a abrangência da Educação Popular se configura:
a. Não deve ser relacionada a educação não formal e educação extraescolar são expressões que valorizam mais o sistêmico, o formal e o escolar.
b. Definir a educação não formal exclusivamente pela sua especificidade e não aplicabilidade e não por sua oposição à educação formal.
c. Ela está ligada apenas a educação formal pela formação social, política e profissional, exceto jovens e de adultos.
d. A educação não formal é menos relevante do que a educação formal.
e. Ela está ligada a todo um movimento: de um lado, pela extensão da educação formal para todos e, de outro, pela formação social, política e profissional, sobretudo de jovens e de adultos, quando não é confundida com educação não formal.
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e. Ela está ligada a todo um movimento: de um lado, pela extensão da educação formal para todos e, de outro, pela formação social, política e profissional, sobretudo de jovens e de adultos, quando não é confundida com educação não formal.
A Educação Popular pode ser identificada como um modelo de educação formal, principalmente destinado a população de jovens adultos, público pelo qual Freire trabalhava especificamente.
Diante disso, trata-se de um movimento em prol da reinserção deste segmento na sociedade, a partir da formação social, política e profissional,
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