Leia as informações a seguir.
I. O fantasma da guerra atômica voltou a assombrar o mundo quando o Paquistão fez seu primeiro teste nuclear em maio de 1998. A índia e Paquistão, nas duas últimas décadas gastaram uma média de 13 bilhões de dólares por ano com seus sistemas de defesa. Hoje, ambos os países têm mísseis atômicos capazes de alcançar as principais cidades vizinhas.
II. A região de Caxemira é o principal ponto de tensão entre fndia e Paquistão. As hostilidades na reglão ocorrem há décadas, sem uma resolução definitiva para o conflito de fronteiras que já provocou três guerras entre esses países desde 1947
Baseado nessas informações e em seus estudos, responda:
a) Qual é a origem histórica do conflito por Caxemira?
b) Que diferenças religiosas dividem esses países?
Respostas
a)A Caxemira é disputada pela Índia e pelo Paquistão desde o final da colonização britânica, os conflitos na região têm início com a guerra de independência, em 1947, que resultou no nascimento dos dois Estados - a Índia e o Paquistão.
Segundo uma resolução de 1947 da ONU a população da Caxemira deveria decidir sobre a independência da região através de um plebiscito. O plebiscito não ocorreu e a região da Caxemira foi anexada à Índia, o que acabou indo de encontro as pretensões da população local, de maioria muçulmana.
b)A Índia, é de maioria hindu, o Paquistão e a Caxemira são, de maioria muçulmana.
Resposta:
a) O conflito de Caxemira é consequência da divisão territorial imposta pelo imperialismo britânico, que desde o início não satisfez às aspirações do Paquistão, já que parte da Caxemira, de maioria muçulmana, ficou sob domínio da Índia, o que ocasionou a primeira guerra indo-paquistanesa, ocorrida em 1948, que terminou com a ONU dividindo a região em duas partes: o território de Azad Caxemira para o Paquistão e o restante para a Índia, o território de Jammu-Caxemira (único Estado indiano de maioria islâmica).
b) O Paquistão é uma República islâmica, com todas as particularidades religiosas que o Islamismo apresenta. Já a Índia tem religiões mais diversificadas, embora predominem no país os seguidores do Hinduísmo.
Explicação:
TC online-PLURALL