“ (..) vê a organização escolar basicamente como um sistema que agrega pessoas, importando bastante a intencionalidade e as interações sociais que acontecem entre elas, o contexto sócio-político etc. A organização escolar não seria uma coisa totalmente objetiva e funcional, um elemento neutro a ser observado, mas uma construção social levada a efeito pelos professores, alunos, pais e integrantes da comunidade próxima. Além disso, não seria caracterizado pelo seu papel no mercado mas pelo interesse público.” Agora, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. As decisões coletivas (assembléias, reuniões), reforçam as formas de exercício de autoridade e poder na gestão técnico-científica. b. A recusa das normas e sistemas de controle e a acentuação das responsabilidade coletivas estão ausentes do sistema autogestionário. c. A concepção autogestionária se caracteriza pela comunicação hierarquizada (de cima para baixo), baseada em normas e regras. d. A concepção autogestionária, descentraliza o poder do diretor e direciona a uma responsabilidade coletiva. Há uma ênfase na auto-organização pelos grupos e recusa das normas e sistemas. e. A gestão técnico-científica dispensa a ênfase nas inter-relações mais do que nas tarefas.
Respostas
A alternativa C está correta.
O Estado passa a encaminhar as políticas públicas necessárias para a manutenção o espaço escolar por exemplo, e o gerenciamento é desenvolvido pelos gestores, ou seja, os responsáveis pelas instituições.
A gestão educacional assume caráter amplo, regido pelas LDB assim como o Plano Nacional de Educação, devendo sempre as instituições estarem atentas as mudanças ocasionais no sistema escolar.
O planejamento escolar parte da fundamentação das atividades dentro da educação, que, no Brasil tem respaldo da Lei de Diretrizes Básicas.
Resposta:
A concepção autogestionária, descentraliza o poder do diretor e direciona a uma responsabilidade coletiva. Há uma ênfase na auto-organização pelos grupos e recusa das normas e sistemas.
Explicação: