• Matéria: Química
  • Autor: proffatimaledo
  • Perguntado 7 anos atrás

o que acontece com as forças intermoleculares entre a água e o petróleo e os surfactantes ou biossurfactantes​

Respostas

respondido por: amandamfm85cva
71

Os acidentes com derramamento de óleo se tornaram numerosos e têm causado muitos problemas ecológicos e sociais. Como os biossurfactantes aumentam a interação superficial A/O, aceleram a degradação de vários óleos por microrganismos e promovem a biorremediação de águas e solos20. A capacidade dos biossurfactantes em emulsificar e dispersar hidrocarbonetos em água aumenta a degradação destes compostos no ambiente. Uma vez que microrganismos degradadores estão presentes em oceanos, a biodegradação constitui um dos métodos mais eficientes de remoção de poluentes; entretanto, os estudos ainda ocorrem à nível laboratorial e a biorremediação de oceanos utilizando biossurfactantes permanece ainda como um desafio21. Os biossurfactantes podem ser usados diretamente para emulsificar e aumentar a solubilidade de contaminantes hidrofóbicos no solo. Alternativamente, podem ser utilizados microrganismos produtores ou a adição de fatores de crescimento de microrganismos selvagens capazes de produzir estes compostos22.

Alguns estudos demonstraram o aumento da biodisponibilidade de compostos aromáticos pouco solúveis como os aromáticos policíclicos (HPA) pelo uso de biossurfactantes. O tratamento de amostras contaminadas por fenantreno23 e naftaleno24 com biossurfactantes resultou em aumento nas suas taxas de mineralização e solubilização.

O uso de biossurfactantes na biodegradação de pesticidas vem sendo objeto de investigação. A degradação de hexaclorociclohexano por surfactante produzido por Pseudomonas foi relatada, sendo que outros organoclorados como DDT e ciclodienos também foram emulsificados em menor grau25. Os biossurfactantes também são úteis na biorremediação de locais contaminados com metais pesados tóxicos como urânio, cádmio e chumbo26. Surfactantes produzidos por Arthrobacter, Pseudomonas, Corynebacterium e B. subtilis demonstraram resultados promissores na remoção de piche em areias contaminadas3.



Não sei se é isso o que vc queria mas se for espero ter ajudado ☺️
respondido por: ev7705006
47

Resposta:

Os líquidos querosene e gasolina são apolares, esta força intermolecular os mantém unidos, enquanto a água fica separada por que é polar.

Todos os compostos derivados do petróleo são formados por hidrocarbonetos (moléculas de carbono e hidrogênio), são semelhantes (apolares) e miscíveis entre si.

Explicação:

Perguntas similares