"O que vem à sua mente quando você pensa sobre a criatividade? Alguns pensam em pessoas muito especiais e que a criatividade envolve talentos extraordinários. Associam criatividade com as artes, com a ciência e grandes invenções. Pensam em Leonardo da Vinci, Mozart, Einstein, Picasso, Santos Dumont, Henry Ford e Steve Jobs. Estas pessoas certamente realizaram coisas notáveis, com impactos profundos e duradouros sobre nossas vidas. Mas há outras valiosas expressões de criatividade que se incorporaram ao nosso cotidiano, mas que não são lembradas quando se fala em criatividade. Numa perspectiva bastante abrangente, a criatividade pode ser definida como o processo mental de geração de novas ideias por indivíduos ou grupos. Uma nova ideia pode ser um novo produto, uma nova peça de arte, um novo desenho, um novo conceito, um novo método ou a solução de um problema". Fonte: SIQUEIRA, Jairo. Criatividade e inovação. Disponível em :. Acesso em: 19 ago 2019. Tendo concentrado nossa atenção na maneira como as coisas são feitas atualmente, precisamos pensar nos princípios relacionados ao processo criativo, que se baseiam em: ATENÇÃO, FUGA E MOVIMENTO. A fuga nos convida a escapar mentalmente dos nossos atuais modelos de pensamento. Ela nos ensina a refletir sobre os nossos BLOQUEIOS MENTAIS e auxilia na DERRUBADA das paredes que limitam nossa imaginação ao que sempre fizemos, ao que é confortável e seguro. Sabendo disso: a) Relacione pelo menos 3 barreiras ou bloqueios mentais que atrapalham a sua manifestação criativa. b) Classifique, de acordo com os tipos de bloqueios existentes, qual o grupo pertencente às suas barreiras/bloqueios (Culturais, Perceptuais - percepção visual ou geométrica) e/ou emocionais. c) Ao final do exercício, tente encontrar soluções para contornar as suas barreiras emocionais.

Respostas

respondido por: andresamanoel83
4

Resposta:

É de extrema importância permanecer em um estado de mente positivo. Mas podemos ter algum tipo de bloqueio, podendo esses bloqueios ser; intelectual emocional, intelectual ou de comunicação que nos impede de realizar algumas ações.

Remorsos

As pessoas frequentemente são incapazes de tomarem decisão na vida, por conta de pensamentos ensinados pela nossa sociedade, tais como: “Eu deveria/poderia ter feito”… Em muitos casos, essas emoções ou sentimentos geram o medo de dar um passo à frente por receio de fracassar ou errar novamente.

Raiva

Ficar com raiva pode ser bastante comum para as pessoas quando elas ainda não alcançaram suas manifestações exatas. Essa raiva é frequentemente mal direcionada para as pessoas à sua volta, seja consciente ou inconscientemente. A raiva também pode se tornar focada no Criador quando a abundância não é alcançada. Nossas próprias crenças nos detêm, e é mais importante localizar esses programas de raiva do que culpar o Criador ou alguém que não seja você mesmo.

Falta de Direção

Algumas pessoas não são capazes de alcançar o que desejam, porque não têm uma direção em suas vidas. Podem saber o que querem criar, mas podem estar desatentas ao fato de que elas são capazes de criar. Algumas pessoas têm a crença de que é egoísta querer coisas ou querer que as coisas sejam melhores. Lembre-se que querer é uma característica humana… E negar o querer, é negar a você mesmo a condição de ser humano.

Explicação:

respondido por: polianafferreira
2

a)

Medo

Remorso

Raiva

b)

Medo: Emocional

Remorso: Cultural

Raiva: Emocional

c) Para todos os tipos de bloqueios mentais acredito que a melhor solução seja fazer terapia. As vezes não conseguimos encontrar uma solução sozinhos e precisamos da ajuda de um profissional capacitado, que irá nos acompanhar nesse processo de "cura".

Bons estudos!

Perguntas similares