• Matéria: Biologia
  • Autor: joséeduardobilski
  • Perguntado 7 anos atrás

Os peixes ósseos e cartilaginosos são classificados como gnatostomados. As lampreias e as feiticeiras são classificadas como agnatos ou ciclostomados, pois são animais mais simples na escala zoológica dos vertebrados. Duas inovações evolutivas presentes nos gnatostomados e ausentes nos agnatos são * 1 ponto a) a maxila e as nadadeiras ímpares. b) o crânio e a coluna vertebral. c) a maxila e as nadadeiras pares. d) o crânio e a nadadeira caudal. e) o palato e as costelas.

Respostas

respondido por: livia2012borges
7

Resposta:

o crânio e a nadadeira caudal.

Explicação:

respondido por: glendacristinam
0

As características presentes nos gnatostomados e ausentes nos agnatos são a maxila e as nadadeiras pares. Resposta correta letra c.

Gnatostomados e agnatos

Os agnatos também são chamados de ciclostomados porque ele tem a boca circular. Ele não tem mandíbula. É um peixe que ainda não tem essa característica. A mandíbula serve para aumentar a eficiência para o peixe caçar sua presa.

O corpo deles é alongado, corpo cilíndrico e longo. O esqueleto deles é cartilaginoso. Eles não têm nadadeira lateral e com isso a eficiência e agilidade para o nado reduz muito. Eles podem ser carnívoros ou parasitas externos.

Os gnatostomados são peixes com mandíbula. A mandíbula aumentou muito a eficiência na predação porque agora esses peixes possuem ossos rígidos que podem fechar e segurar mais facilmente a sua presa.

O que surge nestes peixes com mandíbula, são as nadadeiras laterais e ventrais. Ter nadadeira, aumenta a sua agilidade para nadar, aumentando a eficiência da predação. Com o aumento da agilidade com as nadadeiras, eles se tornam máquina de caçar. A maxila surgiu dos arcos esqueléticos branquiais.

Saiba mais sobre peixes em:  https://brainly.com.br/tarefa/8655832

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares