Respostas
Resposta:
A OBESIDADE INFANTIL GANHOU O STATUS DE EPIDEMIA, EM DECORRÊNCIA AO AUMENTO DE CRIANÇAS OBESAS EM TODO O MUNDO. HOJE ELA É CONSIDERADA UM GRAVE PROBLEMA NA SAÚDE PÚBLICA.
SEGUNDO O IBGE, UMA EM CADA TRÊS CRIANÇAS DE CINCO A NOVE ANOS ESTÃO ACIMA DO PESO.
A OBESIDADE É UMA DOENÇA PREOCUPANTE ENTRE OS ADULTOS-- QUANDO SE FALA EM CRIANÇAS, A SITUAÇÃO É AINDA MAIS GRAVE.
ISTO PORQUE A SAÚDE COMEÇA A SOFRER COM OS PROBLEMAS CAUSADOS PELO SOBREPESO ENQUANTO A CRIANÇA DEVERIA ESTAR EM PLENO DESENVOLVIMENTO FÍSICO.
O que é obesidade?
Atualmente o Brasil possui cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de pessoas acima do peso, o resultado chega a 70 milhões, o dobro de trinta anos atrás.
A principal característica da obesidade é o acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para diagnosticá-la em adultos, o mais comum método utilizado é o do índice de massa corporal (IMC).
Ele é calculado dividindo-se o peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado. Este é o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o montante do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.
São muitas as causas da obesidade, não podemos nos prender apenas a uma. Pode estar ligada ao patrimônio genético da pessoa, maus hábitos alimentares ou, por exemplo, disfunções endócrinas. Por isso, na hora de emagrecer, o certo mesmo a se fazer seria procurar um especialista.