• Matéria: História
  • Autor: Lipeexz
  • Perguntado 7 anos atrás

Com o surgimento da maquinofatura o número de artesãos que restou no campo, fiando e tecendo, era muito pequeno. Mas esta minoria se revoltou contra as fábricas. Freqüentemente, ocorriam paralisações nas fábricas por conta do excesso de produção, e isso gerava o desemprego. Havia uma grande concorrência entre os trabalhadores, envolvendo até mulheres e crianças.



Sobre os movimentos de insatisfação operária podemos afirmar:





A) Os patrões não tinham muito receio dessas associações, pois elas se enfraqueciam cada vez mais, fortalecendo o controle sobre os operários e suas reivindicações.
B) As reclamações contra asmáquinase a sua substituição em relação àmão-de-obra humana, já eram recorrentes. Mas a partir do século XVIII, com as leis trabalhistas, o movimento se dissipou.
C) O Cartismo se pronunciava de maneira mais violenta, tendo seu direcionamento focado na política, por meio da qual conseguiu conquistar diversos direitos políticos para o grupo de trabalhadores.
D) Somente nas épocas em que as crises eram muito fortes, os trabalhadores uniam-se para ajudar uns aos outros.
E) Os Trade Unions foram reconhecidos no século XIX, mas a legislação seguinte limitou o poder do proletariado, cerceando as greves, transferindo essa questão para leis comuns, ou seja, para o direito penal.

Respostas

respondido por: ericnoriaki
4

Resposta:

E

Explicação:

A  burguesia  via  um  grande  perigo  nessas  associações,  e  os sindicatos  eram  ameaçados  pela  violência.  Portanto,  as  reuniões  tinham  que  ser  secretas,  não  havendo  sedes sindicais.  Mas  aos  poucos  foram  se  organizando  e  realizando  greves  e  protestos.  E  os proprietários levavam prejuízo, pois não tinha quem trabalhasse durante as manifestações.

Perguntas similares